Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Tecnologia RAID

Restrita aos drives SCSI até bem pouco tempo atrás, a tecnologia RAID vem ganhando espaço também entre drives IDE e começa a aparecer já embutidas em algumas placas-mãe.

O que é RAID ?
RAID (Redundant Array of Independent Disks) é a combinação de vários drives que é tratado pelo sistema como sendo um único disco (este método é chamado de striping ) com o objetivo de aumentar a performance, a capacidade e a segurança na armazenagem dos dados.
Foram definidas 5 principais tipos de combinações de drives (RAID 1 a RAID 5), cada uma fornecendo tolerância a erros com diferentes funções e performances. Além destes tipos, existem ainda uma combinação bastante popular não redundante (que não fornece proteção em casos de erros mas que tem uma grande performance) que é mais usada para armazenamento de dados menos críticos, como gráficos e vídeos. Nós veremos apenas os tipos 0,1 e 0/1, que são os mais usados ultimamente (o tipo 5 é mais usado em servidores devido à sua grande segurança).

Tipos ou Níveis:
RAID-0: ou strip, é a combinação de dois ou mais drives onde os dados são divididos entre eles resultando em uma grande performance. Não fornece proteção a erros , os dados podem ser perdidos se um único drive falhar.
Performance = número de drives * a performance do mais lento
Capacidade = número de drives * tamanho do menor

RAID-1: ou mirroring, é a duplicação dos dados entre os drives (como um backup em realtime). A performance para leitura e maior do que para escrita (se comparado a um drive único) mas caso um drive falhe, não haverá perda de dados.
Performance = não há alteração na performance
Capacidade = número de drives * tamanho do menor

RAID-0/1 ou RAID-10: é a união dos dois tipos (0 e 1): distribui os dados entre os drives fazendo um backup deles ao mesmo tempo (mínimo de 4 drives): segurança do tipo RAID-1 aliado à performance do tipo RAID-0.

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved