Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Placa-mãe ASUS A7V

Características da placa:
O chipset usado é o VIA KT-133 que tem suporte para AGP 4x, 2 canais IDE ATA-66 (para até 4 HDs), 5 portas USB, controle para 6 slots PCI e um ISA, capacidade para até 1.5Gb de SDRam, suporta memórias PC133 VCM (Virtual Channel Memory), freqüência de 100/200 MHz (DDR EV6 bus) e ainda possui codec interno para áudio AC-97 (que não está disponível na A7V).Este chipset está dando lugar ao VIA KT-133A que tem suporte para freqüências de 133/266 Mhz para o FSB e controladora IDE ATA-100.

Placa-mãe

A placa-mãe possui 3 slots DIMM para memória, 5 slots PCI e nenhum ISA, um slot para placas AMR, um slot AGP Pro que nada mais é que um slot AGP normal mas que possui conectores (o selo amarelo) extras para placas que exigem uma maior potência elétrica (como as VooDoo 5 5500) e uma outra controladora IDE ATA-100 (Promise PDC20265) o que nos dá a possibilidade de termos até 8 periféricos IDE conectados ao mesmo tempo (Hds, CDs, Zip drives, etc.).

Slot AGP Pro  Controladora Promise ATA100

Um detalhe que diferencia a placa ASUS das demais, é a localização dos componentes da parte elétrica do processador (filtro e regulador de voltagem) que fica em uma placa perpendicular à placa-mãe o que facilita o uso de coolers maiores.

Regulador de Voltagem

Conectividade não é problema pois a A7V suporta até 7 portas USB. Além das duas normais, ela vem acompanhada de uma placa de expansão para mais três conectores e ainda tem como opcional, uma outra para mais duas !!!

Placa USB

O que vem no pacote:
A placa-mãe vem acompanhada de um excelente manual (112 páginas) que contém informações detalhadas sobre os componentes, setup da BIOS e demais configurações; um CD com drivers (uma versão do anti-vírus PC-Cillin e um utilitário PC-Probe da ASUS que fornece informações como temperatura da CPU e placa-mãe, velocidade dos ventiladores, principais voltagens e outras funções, e outros softwares); vem ainda um cabo para floppy, um para IDE ATA-33 e um para IDE ATA-66/100 além da placa de expansão USB.

Conteúdo do pacote

Overclocking:
A placa possui DIP-switches para configurar o FSB (90 até 145Mhz em incremento de 1Mhz) e o multiplicador, e uma série de jumpers para configurar a voltagem (VCore de 1.30V até 1.85V em incremento de 0.05V) do processador. A BIOS fornece opção para configuração (jumperless) apenas para FSB e Voltagem e o multiplicador deve ser definido no DIP-switch. Possui também a possibilidade de definir a voltagem de I/O (de 3.3V, 3.52V e 3.69V) o que pode ajudar no overclocking.
A freqüência de memória também pode ser definida na BIOS (100/133 Mhz).

Dip Switch para FSB e multiplicador  Jumpers para VCore

Performance:
Este é o meu primeiro teste de placa-mãe, portanto, é impossível avaliar sua performance. Mas pegando carona em outros sites que já a testaram, fica fácil dizer que é uma das melhores e mais rápidas placas para AMD Duron/TBird, o que é quase unanimidade entre os testes.

Estabilidade:
A estabilidade das placas da ASUS já é conhecida, e a A7V não foge à regra. Durante o teste, usando um processador Duron 600@900, não houve um problema sequer. O computador ficou horas rodando uma série de programas (3DMark, SiSoft Sandra, etc.) e jogos (e o teste dos coolers) sem qualquer tipo de travamento ou mal funcionamento.
A única ressalva é quando o FSB é alterado (outros sites também tiveram o mesmo problema) que pode deixar a máquina um pouco instável, mas algumas pessoas tiveram mais sorte após atualizarem a BIOS.

Conclusão:
A marca ASUS não precisa de apresentação, todos sabem da qualidade e performance de seus produtos.
Apesar de estar disponível já a algum tempo, ela ainda é uma ótima alternativa para quem quer uma excelente placa que alia performance, qualidade, estabilidade e funções.

Nota:

A falta de um slot ISA e o preço, um pouco alto para nós brasileiros, são as únicas ressalvas.


 



 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved