Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Julho/2002
Review: GlobalWIN CAK38-II

Hoje vamos dar uma olhada na versão atualizada do GlobalWin CAK38, que já testamos, e que foi um dos primeiros a serem feitos à partir de um bloco único de cobre, ou seja, sem soldas.

GlobalWin


As diferenças entre o modelo anterior e o atual, o CAK-II 38, não são poucas, alias, semelhanças só mesmo no nome e no material usado. O ventilador é que continua o mesmo: o famoso Black Delta de 7000RPM e muito barulho (e performance).

 

A versão anterior é 5cm mais alta, mas o novo modelo tem uma área de dissipação maior. No modelo antigo o ventilador fica sobre calços, ja no CAK-II 38, ele fica aparafusado diretamente em uma moldura preta de alumínio e que também ajuda a concentrar o fluxo de ar na base do dissipador, melhorando um pouco a sua performance.

 

A principal diferença entre os dois fica por conta das aletas, além de serem em maior número (37 de cada lado) e bem mais finas, é muito parecida com as que tem nos coolers que usam a tecnologia Microfin (CoolJag e companhia), seu formato é meio curvo, principalmente junto à base, para aproveitar ao máximo o fluxo de ar na dissipação do calor.

  

A base é totalmente plana e lisa, foi outra melhoria em relação ao velho CAK38.

O clip não tem nenhuma novidade, infelizmente, pois ele poderia usar as 3 travas do socket para dar mais segurança por cauda do peso (440g), e é parecido com os usados em outros coolers. Não é difícil de ser instalado, mas precisa da ajuda de uma chave de fenda.

Especificações
Dissipador
Tamanho
60 x 60 x 30 mm
Ventilador
Tamanho
60 x 60 x 25 mm
Voltagem
12 V
Velocidade
6800 RPM
Fluxo de ar
38 CFM
Nível de ruído
46,5 dBA


Como é feito o teste:

O teste foi feito em uma placa-mãe FastFame (Athlon 1.33GHz, 1.80V, 43.9W de calor) e, para medir a temperatura, usamos os sensores do Enermax Temperature Monitoring Drive Rack. O gabinete (torre média ATX) não tem nenhum ventilador extra e a tampa lateral foi retirada.
Para a medição da temperatura da CPU, o sensor foi colocado junto ao core, e para a do ambiente o segundo sensor foi colocado a aproximadamente 2 cm acima do ventilador do cooler (click aqui para maiores detalhes de como é feito o teste).

Sensor da CPU  Sensor do Ambiente

Resumo da configuração usada no teste
Placa-mãe
FastFame (VIA KT133A)
Processador
Athlon 1.33GHz TBird (10x133)
Voltagem
1.75V
Calor gerado
aprox. 69.8W
Duração dos testes
2 x 1 Hora


Resultados do teste:

Resultados
  Temp. Amb. Temp.CPU Dif.Temp.°C/W
°C27,241,914,70,211
°F81,0107,426,4 

Como mais uma vez tivemos que mudar a placa-mãe e o processador usados nos testes, não faremos nenhum comparativo, simplemente porque esse é o primeiro cooler a ser testado usando esse novo conjunto.

Temperatura da CPU (em °C)


Diferença de temperatura (CPU - ambiente)


Coeficiente °C/W


Conclusão:

Mesmo não sendo possível comparar diretamente os dois modelos do CAK (já não temos mais o modelo anterior) é possível perceber que as melhorias que o CAK-II 38 têm em relação ao CAK38, tanto no design como no processo de fabricação, sem dúvida nenhuma promoveram uma melhoria na performance.

Notas:

9


GlobalWin

Nossos agradecimentos ao pessoal da GlobalWin por ter nos cedido o cooler para o teste.


Pontuação: o que significam as estrelas:

  • de 9 a 10 pontos: 3, 4 ou 5 estrelas de ouro
  • de 7,5 a 8,5 pontos: 3,4,ou 5 estrelas de prata
  • de 6 a 7 pontos: 3,4 ou 5 estrelas de bronze

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved