Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Teste de Coolers II - Final

Resultados:

Como foi dito no início do artigo, o teste foi feito em uma placa-mãe ASUS A7V (Duron 600@900Mhz, 1.80V, 43.9W de calor) usando, para medir a temperatura, o sensor da própria placa, um outro colocado junto ao core do processador e outro para medir a temperatura ambiente que foi colocado a 2cm do ventilador do cooler testado. Como a temperatura ambiente variava muito de cooler para cooler, achei melhor calcular a diferença entre a temperatura ambiente e a temperatura do processador, sendo que quanto menor, melhor. Se dividirmos essa diferença pelo calor gerado (43.9W), teremos então o coeficiente C/W.

Vamos então aos resultados:

Thermistor da Placa-Mãe

Diferença de Temperatura (CPU - Ambiente)

Thermistor no Core da CPU

Diferença de Temperatura (Core - Ambiente)


Conclusão:

Fica fácil perceber o quanto os coolers da GlobalWin são bons (principalmente o CAK38), mas o mérito deve ser compartilhado com aos ventiladores Delta que, apesar de serem barulhentos, dão conta do recado (basta ver a diferença de performance entre o modelo WBK68 e o WBK38 que usam o mesmo dissipador).
O novo cooler da Titan me surpreendeu, não que ele seja um dos melhores, mas foi um grande salto em relação ao seu último modelo (testado no nosso primeiro review).
O cooler Spire precisa ser lixado e ter seu ventilador mudado para que talvez melhore sua performance (talvez com o ventilador Delta). Seu dissipador foi o que mais esquentou, medido pelo teste do dedo, entre todos os testados o que pode ser comprovado pela medição feita pelo sensor colocado sobre seu ventilador, talvez devido ao seu ventilador que não é forte o suficiente.




Qualquer dúvida ou sugestão: ocbrasil@ocbrasil.com.br


 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved