Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Setembro/2001
Coolers de Alta Performance para Socket-A

Como é feito o teste:
Mudamos um pouco nosso teste. Agora usamos os termômetros e sensores do Enermax Temperature Monitoring Drive Rack (cedido pela Pham Computer) para a medição da temperatura da CPU (o sensor foi colocado junto ao mesmo, como no teste antigo) e do ambiente. A diferença na medição dos dois termômetros nas mesmas condições foi de apenas 0.1°C.

Também fizemos a leitura usando o sensor da própria placa-mãe através do programa Motherboard Monitor (a temperatura medida pelo sensor da placa é, na verdade, a temperatura do ar dentro do socket e não do processador, portanto, não é 100% correta).
Como mudamos a metodologia e os aparelhos de medição, não se pode comparar diretamente os resultados obtidos entre o novo e o velho teste em termos de graus centígrados (a leitura antiga era bem menor).

Para medir a temperatura ambiente, o segundo sensor foi colocado a aproximadamente 2 cm acima do ventilador do cooler, assim, a temperatura medida é a que vai ser usada para resfriar o cooler (geralmente é maior do que a ambiente por questões óbvias). A diferença entre as temperaturas medidas por esse sensor em cada teste é porque cada cooler trabalha de uma maneira diferente, ou seja, o ar aquecido por um cooler pode ser expelido de uma tal maneira que ele volta a ser usado pelo seu próprio ventilador ou que o corpo do dissipador retém por mais tempo o calor gerado pelo processador (porque o ventilador não é bom o suficiênte para poder tirar com eficiência e rapidez o calor gerado ou por outro motivo qualquer).

   

Teoricamente, quanto menor a diferença entre a temperatura ambiente e a do processador, melhor e se dividirmos essa diferença pelo calor gerado que é cerca de 43.9W (de acordo com o programa Radiate) para um AMD Duron 600@900Mhz 1.80V, teremos então o coeficiente °C/W.

Foi usado pasta térmica genérica, que pode ser facilmente encontrada em lojas de eletrônica, e o core era limpo com álcool isopropílico em cada troca de cooler. Todo material térmico (os pads ou tims) que vem no cooler, e quando vem, foi retirado.

Para fazer com que o processador fosse usado 100%, foi usado duas sessões de um programa de renderização (POVRay) e em background um programa de conversão de MPEG4. A leitura da medição foi feita após 1 hora de uso. Apenas as temperaturas com o uso do processador em 100% é que foram anotadas pois acho que é o que realmente interessa.
O teste foi repetido duas vezes para cada cooler para melhor consistência dos resultados.
A temperatura externa não variava mais do que 2°C (ficava em mais ou menos 22°C).

Resumo da configuração usada no teste
Placa-mãe
ASUS A7V
Processador
Duron 600@900Mhz
Voltagem
1.80V
Calor gerado
aprox. 43.9W
Duração dos testes
2 x 1 Hora

Interpretando o Coeficiente °C/W:
Mas o que é o coeficiente °C/W ?
Matematicamente até que é simples:
Tcpu = (°C/W * Watts) +Tamb
Ou seja: a temperatura da CPU será igual ao coeficiente °C/W vezes o calor gerado pelo processador mais a temperatura ambiente.
Ou ainda: para cada Watt gerado pelo processador, o cooler irá resfriá-lo em (°C/W * Watts) acima da temperatura ambiente.

Por exemplo: no nosso caso (Duron 900Mhz 1,80V) o calor gerado é de aproximadamente 43,9W, se usarmos um cooler que tenha o coefiente °C/W de 0,25 e estando a temperatura ambiente em 28°C, então a temperatura do processador ficará em mais ou menos 39°C.

Importante:
As temperaturas obtidas aqui podem não se repetir em seu próprio computador devido a vários fatores. Este teste apenas demonstra a diferença entre os diversos coolers disponíveis e pode ajudar na sua escolha.


Os coolers :
Os coolers testados são os de alta performance, ou que tenham o ventilador de no mínimo 7000RPM, podendo ser de cobre, alumínio ou qualquer outra coisa; o importante é que sejam elaborados para processadores acima de 1Ghz.
O cobre tem algumas vantagens sobre o alumínio que é o mais usado em coolers: ele transfere calor mais rápido (ele tira o calor da CPU mais rápido). O problema é que o cobre também retém o calor mais tempo que o alumínio. Mas com os novos e potentes (e barulhentos) ventiladores, esse problema foi superado. Por isso já é comum esse tipo de material nos novos coolers.
Nós dividimos o teste em partes: na primeira os coolers são de cobre; na segunda são os mistos, ou seja de alumínio e cobre; e na terceira parte os que são apenas de alumínio.
Quero aproveitar e agradecer a todos que nos forneceram os coolers para o teste.


 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved