Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Setembro/2001
Coolers de Alta Performance - Final


Resultados:

Como foi dito no início do artigo, o teste foi feito em uma placa-mãe ASUS A7V (Duron 600@900Mhz, 1.80V, 43.9W de calor) e, para medir a temperatura, usamos os sensores do Enermax Temperature Monitoring Drive Rack: para a temperatura da CPU, o sensor foi colocado junto ao mesmo, como no teste antigo e para a do ambiente, o segundo sensor foi colocado a aproximadamente 2 cm acima do ventilador do cooler.
A temperatura da sala onde foi realizado o teste não variava mais que 2°C, e ficava em torno de 22°C.

Vamos então aos resultados:


Temperatura da CPU (em °C)


Diferença de temperatura (CPU - ambiente)


Coeficiente °C/W


Conclusão:

O futuro realmente parece ser o cobre, mas para que ele tenha uma boa performance, também é necessário um ventilador potente - que, em geral, é barulhento. Quem não abre mão do silêncio, vai ter que se contentar com um cooler que não vai resfriar tanto o processador, o que pode causar instabilidades no sistema.

  • Sem dúvida nenhuma, o melhor de todos os coolers testados é o Thermalright SK6, pois, mesmo sendo pequeno, é bastante eficiente, apesar do barulho provocado pelo Delta.
  • Podemos perceber também que coolers feitos totalmente de cobre nem sempre tem uma performance melhor que os de alumínio, caso do Akasa Silver Moutain.
  • Os modelos da Globalwin provaram, mais uma vez, que a sua boa reputação não é à toa.
  • Um cooler excepcional que alia excelente performance (e baixo nível de ruído) a facilidade de instalação é o Swiftech MCX370. Se colocarmos, então, o barulhento ventilador Delta, poderemos ganhar uma performance ainda melhor.
  • A Thermaltake, com seus dois modelos testados, provou que nem sempre um desenho diferente resulta em maior eficiência: o modelo Volcano 6Cu+, que segue um projeto mais tradicional, é superior ao Dragon Orb 3, e os dois usam praticamente o mesmo ventilador. O Dragon Orb também leva desvantagem no peso, o que o torna desaconselhável para quem transporta muito a máquina.
  • A Zalman, , apesar de seu cooler não ser dos melhores, continua sendo a que tem o melhor resultado quando o que importa é o baixo ruído; isso deve-se ao ventilador usado ser de apenas 4500 RPM. Se o trocamos por um Delta, sem dúvida ele passará a ficar entre os primeiros. Apesar de dar trabalho na instalação, é também o que oferece maior segurança, no caso de ser necessário o transporte constante da máquina, por ser afixado na placa através de parafusos.
  • O modelo da Vantec, apesar de ser bastante velho, ainda é eficiente e apresenta um bom custo x benefício, e também é o mais fácil de instalar entre os que tem o clip tradicional (o que, aliás, poderia ser copiado pelos outros fabricantes ).
  • A Fortis é um fabricante que, ao que parece, se preocupa com os "overclockeiros", pelo menos é o que diz a frase "feito por overclockers" em sua embalagem e também porque oferece, junto com o cooler, um tubo de pasta térmica à base de prata (25%). O modelo A102, com sua grande área de dissipação, tem uma boa performance, mas também pode ter sua instalação dificultada, principalmente em gabinetes mini-ATX, devido à sua altura. Já o modelo A92 precisa de alguns melhoramentos para que possamos incluí-lo na lista dos melhores. O grande trunfo dos modelos da Fortis é o preço, segundo informações da própria fábrica (U$22 para o A102 e U$11 para o A92).


Qualquer dúvida ou sugestão: ocbrasil@ocbrasil.com.br


<<< Página anterior

 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved