Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Novembro/2001
Gabinete Cyber Mirror

Todos já devem saber o calor que os atuais processadores geram, principalmente os da AMD, e o que isso pode acarretar se não tomarmos cuidado.
Para evitar a queima da CPU, é necessário um cooler que consiga dissipar o calor com eficiência, mas também é importante um detalhe que muitos não levam em consideração: o gabinete.
Não basta termos um cooler todo poderoso, feito de cobre ou prata, com ventilador de 8000RPM e 50CFM se não tivermos um gabinete que forneça um fluxo de ar adequado.


Hoje vamos dar uma olhada no gabinete Cyber Mirror (existe outro modelo, o Cyber Cool, que tem as mesmas características internas, mudando apenas o visual).
Para quem foi na COMDEX em São Paulo este ano deve ter visto não só esse, mas vários outros modelos no stand da Casemall.

Casemall


O exterior:

A primeira coisa que nos chamou à atenção foi o visual e o tamanho, totalmente diferente da mesmice que a gente encontra por aí. Aliás, na caixa vem escrito "Mini Server Case", o que nos dá uma dica do porquê do tamanho.   

   

O gabinete é muito bonito, com sua frente cromada parecendo um espelho (será que é daí que vem o nome? ), com as baias escondidas e uma tampa que pode substituir o visual do CDRom.

  

Um detalhe interessante: os drives, em especial CDRoms, podem ficar escondidos pois as tampas são facilmente removíveis através de um simples toque (travas push) o que mantém o visual do gabinete.

  

Os botões de Power e Reset e também os LEDs do HD e de PowerOn, ficam protegidos por uma tampa de plástico transparente, ou seja, para ligar e desligar ou dar um reset na máquina, é preciso levantar essa tampa, o que nos dá uma maior segurança contra qualquer "esbarrão" indevido.

 


O interior:

É no interior que a gente percebe com maior clareza a qualidade do produto. Ele é muito bem acabado, feito de chapas de aço bem mais grossas que as usadas na maioria dos gabinetes e tem com maior preocupação com a segurança de quem vai trabalhar com ele, não há praticamente nenhuma rebarda nas chapas que podem nos cortar, todas as arestas são arredondadas ou possuem uma proteção de plástico.

 

Espaço interno é o que não falta: são 7 baias de 3 1/2 (sendo 5 internas) e 4 de 5 1/4 sendo que um deles (na parte de baixo do gabinete) foi especialmente elaborado para dar acesso a componentes como portas USB ou saídas de som por exemplo (o adaptador da foto é opcional).

 

A instalação da placa-mãe é facilitada por um parafuso guia e 5 suportes fixos onde ela é aparafusada (todos os parafusos são fornecidos com o gabinete). O gabinete é compatível com placas padrão ATX e com o Pentium 4 (tem furação especial para o cooler).

  

Outro diferencial desse gabinete, e que para nós é de grande importância, são os espaços reservados para ventiladores de 80mm sendo 1 para exaustão na parte de trás e 2 dois para ventilação na parte da frente. O gabinete já vem com os 3 ventiladores instalados (apenas 23CFM e que podem ser trocados, claro) mas sem fonte de alimentação.

   

Acompanha também um kit completo com vários parafusos para fixação da placa e dos drives e as tampa dos conectores traseiros. Aliás, não gostei do modo como essa tampa é presa, ou melhor, como não é presa - dependendo da situação, ela pode vibrar, o que causa um ruído incomodo - mas nada que não possa ser contornado.

 


Especificações - Cyber Mirror
Tamanho
200 x 440 x 480 mm
Padrão de placa
ATX e Pentium 4
Ventiladores
3 x 80mm
Slots
7
Baias
4 x 5.25"
7 x 3.5" (5 internas)


Como é feito o teste:

Os procedimentos são basicamente os mesmos dos teste de coolers, porém, a tampa lateral é mantida.
O teste foi feito em uma placa-mãe ASUS A7V133 (Athlon TBird 1.2@1.4GHz, 1.80V) e um cooler Thermalright SK6.
Para medir a temperatura, usamos os
sensores do Enermax Temperature Monitoring Drive Rack.
Para a medição da temperatura da CPU, o sensor foi colocado junto ao core, e para a do ambiente o segundo sensor foi colocado a aproximadamente 2 cm acima do ventilador do cooler.
A leitura da temperatura da placa-mãe foi feita através do programa Motherboard Monitor (MBM).
Para a medição em IDLE, o computador foi usado apenas com acesso à Internet e para a medição em FULL, usamos programas de renderização 3D (PovRay) e de conversão de AVI em MPeg4 (Flask).
Os testes foram feitos com e sem os ventiladores do gabinete ligados.

Resumo da configuração usada no teste
Placa-mãe
ASUS A7V133
Processador
Athlon TBird 1.2@1.4GHz (10,5x133)
Voltagem
1.80V
Cooler
Thermalright SK6
Duração dos testes
2 x 1 Hora


Resultados:

Temperaturas - Sem ventilação (em °C)
Externa InternaCPUPlaca-mãe
IDLE25,935,850,740,0
FULL26,037,956,941,0


Temperaturas - Com ventilação (em °C)
Externa InternaCPUPlaca-mãe
IDLE25,929,745,734,0
FULL26,130,750,934,0


Conclusão:

Pelos resultados acima, fica fácil percebermos o quanto é importante um bom gabinete e o modelo Cyber Mirror é um deles.
A opção para dois ventiladores frontais (contra 1 dos modelos mais comuns) garante um bom fluxo de ar e ajuda na refrigeração do sistema como um todo.
A qualidade dos materiais empregados na fabricação e o acabamento, além do visual, são outros atrativos que não podemos deixar de mencionar.
Por esses detalhes e ainda pelo espaço que fornece, o gabinete Cyber Mirror merece ser indicado, apesar de ter um preço um pouco alto se compararmos com os gabinetes tradicionais.

Pontos pró:

  • excelente fluxo de ar
  • espaço para 3 ventiladores
  • capacidade de expansão
  • visual

Pontos contra:

  • preço

Nota:

9/10

 
Recomendado


Casemall

Nossos agradecimentos ao pessoal da Casemall por ter nos cedido o gabinete para o teste.


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved