GamesBrasil

MaximoPC

Maio/2002
Review: Placa-mãe Soyo K7V Dragon Plus

A Soyo é outra marca bastante comum no Brasil, mas, ao contrário da PCChips, tem boa reputação e aceitação no mercado pelo seu preço, desempenho e confiabilidade (quem tem uma K7VTA ou K7VTA-Pro sabe disso).

SOYO

Placa-mãe

O que mais chama a atenção na Soyo K7V Dragon Plus são as cores: placa-mãe preta, conectores da controladora Raid amarelos e, como se não bastasse, os conectores PCI são na cor púrpura !

Apesar do novo chipset Via KT333 já estar disponível há algum tempo (inclusive na nova placa-mãe da própria Soyo, a Dragon Ultra), placas-mãe com o velho e bom KT266A ainda estão disponíveis e com preços cada vez menores, o que justifica sua compra, já que a diferença de performance entre eles não é tão grande.

Mas por quê o nome Dragon? A resposta é até simples:

D
DR
R
aid
A
udio onboard (6 canais)
G
raficos, AGP Pro
O
verclocking na BIOS
N
etwork 10/100 Mbps Ethernet

Características da placa-mãe
Processadores:
AMD Athlon/Duron (FSB 200/266Mhz) socket-A (inclusive AthlonXP)
Chipset:
VIA KT266A (VT8366A North Bridge, VT8233 South Bridge)
FSB:
de 95 a 200 MHz (em incrementos de 1 MHz)
Memória:
3 slots para DDR (DDR200, DDR266) - máximo: 3.0GB
Slots de expansão:
5 PCI, 1 AGP Pro 4x
Portas IDE
dois canais ATA/100, máximo de 4 Hds
controladora Raid Promise Fasttrak 100 Lite
Áudio:
C-Media CMI8738 (6 canais)
Rede:
10/100BaseT Fast Ethernet onboard
USB:
2 onboard e opção para mais 4
Outras conexões: Wake On Lan, IrDa, conector para leitor de Smart Card e outros

Outras caracterírsticas:

RAID:
A controladora Raid usa o conhecido chip Promise Fasttrak 100 Lite e pode ser configurada para RAID 0 (para performance) ou RAID 1 (mirror), mas não ambas (o que seria ideal). Ela também pode ser configurada como controladora IDE normal (vira uma Promise Ultra 100) através de um jumper na placa-mãe dando opção para mais 4 HDs IDE (8 no total).

Áudio:
Apesar de ser on-board, o áudio da Dragon Plus é um dos melhores, graças ao chip C-Media 8738 que tem 6 canais de som na configuração 5.1 (possui saídas separadas para os auto-falatnes traseiros e para um sub-woofer). Possui também saídas e entradas digitais & SPDIF (Sony/Philips Digital audio Interface) com conectores para fibra ótica e cabos RCA banhados a ouro. Suporta 32 vozes polifônicas, efeitos EAX e é compatível com Microsoft DirectSound 3D e Aureal A3D.

Rede:
Ao contrário do som, que tem chip próprio, a controladora de rede Ethernet 10/100 base-T usa o próprio chipset Via (SouthBridge - controladora ICS PHY) e o conector é junto às saídas USB.


Layout:
O layout da Dragon Plus não é muito diferente das outras placas do mercado.
O socket é bem localizado, na direção ideial, não há interferência da fonte de alimentação na instalação do cooler e há espaço suficiente para os grandes.

Os 3 slots de memória DDR também estão bem localizados, distantes do conector AGP, portanto não interfere em sua instalação, mas também fica bem próximo ao socket da CPU, instalar ou retirar módulos de memória com o cooler já na posição pode ser um pouco problemático (dependendo do tamanho do cooler, claro).

O chipset possui um cooler ativo, ou seja, tem um ventilador para evitar instabilidades (para os amantes do overclock ) e o seu design não é nada convencional, ele é aberto em uma parte, para quê, eu não sei (é o mesmo usado na K7VTA-Pro).

Os conectores IDE para os HDs normais (azul para o primário e branco para o secundário) e para Raid (em amarelo) são bem posicionados, só não gostei da localização do conector do floppy que é próximo aos da Raid, o que pode confundir na hora da instalação.

Outra coisa que não gostei foi do posicionamento do conector da fonte ATX, ele é bem no fundo, próximo aos conectores traseiros e em consequência, o cabo fica bem próximo ao cooler e pode comprometer o fluxo de ar.

Os outros conectores (para o leitor de Smart Card, USBs extras, Irda, os conectores externos de som, etc...) também são bem localizados e de fácil acesso, a única dificuldade é para a conexão de áudio do CD que fica entre os slots PCI 1 e 2, mas nada muito complicado.

Ainda pensando nos amantes do overclock, a placa possui 4 conectores para ventiladores sendo 2 para a CPU (para usar um cooler tipo o Globalwin TAK68 que tem dois ventiladores) e dois para ventiladores extras (para o gabinete) e todos muito bem posicionados: os dois para a CPU estão lado a lado e próximo ao socket (junto aos slots de memória), um está próximo ao chipset e pode ser usado para o ventilador traseiro do gabinete ou para um extra da placa de vídeo, e o outro está junto à BIOS e pode ser usando para o ventilador da frente do gabinete.

    


Índice:


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved