GamesBrasil

MaximoPC

Maio/2002
Review: Placa-mãe Soyo K7V Dragon Plus

Instalação

Instalação:
Não tem como ser mais simples. Como não há nenhum jumper para ser configurado, basta instalar e conectar os periféricos (placa de vídeo, HDs, etc), a CPU e o cooler e o cabo de força da fonte ATX e pronto!
Os únicos jumpers na placa são para apagar a configuração da BIOS e definir o funcionamento da controladora Promise entre Ultra IDE ou Raid.

É importante ficar atento a um detalhe: se o ventilador do cooler estiver estragado, não estiver conectado à placa-mãe (CPUFAN1) ou não tiver o sensor de rotação, o sistema talvez não ligue porque a Soyo tem uma função chamada FOC (Fan-Off Control) que protege a CPU contra superaquecimento, desligando-o automaticamente.

Para evitar que isso aconteça, basta segurar a tecla "Insert" no boot que o sistema vai ignorar essa função, mas se quiser ficar livre de vez disso, basta mudar a opção FOC na BIOS para Disable. Mas lembre-se, se o cooler parar de funcionar por alguma razão...

Essa função existe, como dissemos antes, para proteger a CPU já que essa placa-mãe não faz a leitura do sensor de temperatura presente nos novos processadores AthlonXP (apesar de ser totalmente compatível com ele).

O Pacote

O pacote:
A Soyo K7V Dragon Plus é sem dúvida nenhuma uma das que mais oferecem acessórios das muitas placas-mãe disponíveis no mercado.

 

Além do som onboard C-Media 8738 de 6 canais, controladora Raid Promise PDC20265 FastTrack Lite e rede onboard, vem junto no pacote, nada menos que 3 cabos IDE Ultra ATA (quando o normal é somente 1), o cabo do drive de disquete, um leitor de SmartCard que também tem duas saídas USB para serem instaladas na frente do gabinete, os conectores extras de áudio (com os conectores para fibra ótica e RCA) e um manual com quase 200 páginas!

  

Vem também dois CDs, um de instalação, que é totalmente automático, basta colocá-lo no drive de CD que ele já carrega um menu com as opções de drivers para serem instalados (com exceção da rede que tem que ser instalada manualmente no Win98) e um CD bônus com os softwares Norton AntiVirus 2001, Ghost, Adobe ActiveShare, Vcom Autosave (trial version) Intervideo WinDVD (trial version), eWalla e o Acrobat Reader (esse pacote é padrão da Soyo).

O manual é outro ponto forte, as 200 páginas tem informações interessantes sobre o chipset, instalação dos drivers, sobre como configurar a BIOS e explica com detalhes o funcionamento e a instalação não só da placa-mãe, mas também ensina como configurar a controladora Raid.

SmartCard Reader:
Esse ítem é o grande diferencial entre a Soyo Dragon e as outras placas-mãe do mercado: o conjunto com o leitor de SmartCard.

Mas para quê um leitor?
Uma das funções é ler e gravar dados de cartões SIM que existem em celulares GSM através de um software "ITE GSM Editor" que já vem incluído no pacote (agenda de telefones por exemplo).
A outra é acesso a cartões SmartCard propriamente dito, até hoje só vi esses cartões nos decodificadores da Sky e em cartões que troca o valor da compra por pontos (pelo menos quem mora em BH deve saber do que estou falando) e que pode ser configurado para que somente tenham acesso ao computador aqueles que tenham um cartão com um código específico (interessante para segurança).

É uma pena que o modelo que veio da nossa Dragon não consiga ler cartões SmartMedia (de cameras digitais e aparelhos MP3) que seria bem mais interessante e útil (mas existem modelos que têm essa função).

Também faz parte do conjunto, além do leitor, dois conectores USB, e como ele pode ser montado em baias de 3.5" ou 5.25" na frente do gabinete, facilita a instalação e acesso a componetes desse padrão (acaba com aqueles cabos que ficam trançando até a traseira do gabinete).


Índice:


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved