GamesBrasil

MaximoPC

Maio/2002
Review: Placa-mãe Soyo K7V Dragon Plus

Overclock/BIOS

Overclock/BIOS:

A BIOS usada pela Soyo é a Award V6.00, mas com algumas modificações.
Não vou me aprofundar muito sobre todas as características e funções da BIOS, somente aquelas que nos interessa: Overclock. No resto, a BIOS segue o mesmo padrão das demais.
O máximo de overclock (em FSB) que consegui foi 147MHz sem problema algum, o sistema funcionou em 150MHz, mas apresentou algumas instabilidades. Essa limitação não parece ser da placa-mãe, e sim do módulo de memória, que talvez não seja bom o suficiente para overclock, do HD ou até de algum outro componente externo à placa que não funciona direito acima de 33MHz, que é o padrão PCI (infelizmente a placa não tem o divisor 1/5).

A Soyo dividiu as funções de Overclock e Performance em dois blocos distintos:


Soyo Combo Feature:

É onde estão as principais configurações para overclock incluindo seleção de FSB , Vcore, multiplicador e ainda habilitar e desabilitar as controladoras onboard. Faltou apenas a opção para aumentar a voltagem das as memórias (VIO).

É nesse bloco que também é definida a função System Performance: quando estiver em modo Turbo, a BIOS automaticamente irá sobrepor as configurações de memórias para as mais agressivas possíveis (e por isso mais rápidas) deixando apenas os itens PreCharge e Recovery Time para serem modificados pelo usuário, já em modo Normal, todas as configurações podem ser mudadas.

  • definição dos modos de performance: Normal ou Turbo;
  • definição da velocidade do processador: 100MHz ou 133MHz;
  • configuração do FSB (Front Side Bus) de 100 até 233MHz (que pode ser definido em incrementos de 1MHz);
  • configuração do Multiplicador de 6 até o máximo de 14 (em incrementos de 0,5);
  • configuração do VCore do processador de -0,100V até +0,100V acima da voltagem default, até o máximo de 1,85V (em incrementos de 0,025V);
  • habilitar/desabilitar a controladora Raid, rede e audio.

      


Advanced Chipset Features/ DRAM Clock/Drive Control:

As configurações de memórias estão em um bloco separado, dentro de Advanced Chipset Features/ DRAM Clock/Drive Control, e é onde definimos a configuração das memórias (100MHz, 133MHz ou SPD) e também possui praticamente todas as configurações possíveis: Timing, CAS, Bank Interleave, etc...


Estabilidade:
Não apresentou nenhum tipo de instabilidade, seja no Windows 98 SE ou no Redmond Linux, mesmo com o FSB em 147MHz e performance em Turbo.
Também não apresentou problemas com as diversas placas que usamos, como: Soundblaster PCI 128, modem Planet ISDN, Winmodem Motorola SM56 e Iomega BUZ (captura de vídeo e controladora SCSI).


Índice:


 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved