GamesBrasil

MaximoPC

SOYO
Setembro/2002
Review: Placa-mãe Soyo KT333 Dragon Ultra

Não tem muito tempo, nós testamos a Soyo Dragon Plus, que era uma das mais completas que já havíamos visto, com ótima performance e acessórios embutidos (o leitor de SmartCard, a controladora Raid e o som de 6 canais). Não foi à toa que recebeu nosso selo de recomendação.
Agora estamos com uma nova versão da Dragon, uma evolução do modelo anterior e com novo chipset, o VIA KT333. Mas será que esse novo modelo terá os mesmos atrativos da Soyo Dragon Plus? Será que vale à pena comprá-la, mesmo com placas-mãe com o novo chipset VIA KT400 já estarem saindo do forno?

SOYO

Placa-mãe

À primeira vista, os dois modelos se parecem bastante, a mesma cor preta da placa (existe também a versão Platinum que é na cor prata), amarela dos conectores da controladora Raid e a cor púrpura dos conectores PCI. Mas a Dragon Ultra tem uma nova cor: o verde limão dos conectores USB 2.0! Outra diferença, que não pode ser percebida de imediato, é o chipset VIA KT333 no lugar do VIA KT266A. Será que a diferença é só no suporte às memórias DDR333, ou teve outros melhoramentos?

Para quem não se lembra, o nome DRAGON tem um significado:

D
DR
R
aid
A
udio onboard (6 canais)
G
ráficos, AGP Pro
O
verclocking na BIOS
N
etwork 10/100 Mbps Ethernet

As características são basicamente as mesmas, com excessão da controladora USB que agora é na versão 2.0 (bem mais rápida) e novas controladoras RAID e de rede.

Características da placa-mãe
Processadores:
AMD Athlon/Duron (FSB 200/266Mhz) socket-A (inclusive AthlonXP)
Chipset:
VIA KT333 / VT8233
FSB:
de 100 a 255 MHz (em incrementos de 1 MHz)
Memória:
3 slots para DDR (DDR200, DDR266) - máximo: 3.0GB
Slots de expansão:
5 PCI, 1 AGP Pro 4x
Portas IDE
dois canais ATA/100, máximo de 4 Hds
controladora Raid HightPoint HPT372
Áudio:
C-Media CMI8738 (6 canais)
Rede:
Realtek RTL8100B 10/100 LAN onboard
USB:
2 onboard com saída traseira e opção para mais 6 (sendo 4 para USB 2.0)
Outras conexões: Wake On Lan, IrDa, conector para leitor de Smart Card e outros

Outras caracterírsticas:

RAID:
Uma mudança significativa foi no chip usado na controladora RAID: saiu o Promise e entrou o HighPoint HPT372. Esse chip, que é basicamente uma controladora RAID UDMA/ATA133, pode ser configurado para RAID 0, 1, 0+1 e Span (a Promise da Soyo Dragon Plus funciona apenas nos modos 0 ou 1). Assim como a Promise, esse chip também pode ser configurado para trabalhar como uma controladora ATA133 normal de HD, através de configuração na BIOS.

Áudio:
Continua usando o mesmo, e muito bom, chip C-Media 8738 existente na Soyo Dragon Plus, com os mesmos 6 canais de som na configuração 5.1 (possui saídas separadas para os auto-falatnes traseiros e para um sub-woofer). Possui também saídas e entradas digitais & SPDIF (Sony/Philips Digital audio Interface) com conectores para fibra ótica e cabos RCA banhados a ouro. Suporta 32 vozes polifônicas, efeitos EAX e é compatível com Microsoft DirectSound 3D e Aureal A3D.

Rede:
Também sofreu alterações, e boas. A Soyo trocou a controladora, que era embutida no chipset, pelo chip
Realtek RTL8100B que é uma controladora exclusiva de rede Ethernet 10/100 base-T. O conector continua na mesma posição, acima das saídas USB, na parte de trás da placa.

USB 2.0 :
Outra novidade que é bem-vinda. A Soyo adotou, além da controladora interna USB 1.1, o novo padrão, bem mais rápido, USB 2.0. O controle é feito pelo chip VIA VT6202
, dando um total de 8 conexões.


Layout:
O layout da Dragon Ultra é praticamente idêntico ao da Soyo Dragon Plus. Quase todos os conectores estão na mesma posição. O socket da CPU é bem localizado, na direção ideal, não há interferência da fonte de alimentação na instalação do cooler e há espaço suficiente para os que exageram no tamanho do dissipador (inclusive o Thermalright AX-7).

Os 3 slots de memória DDR também estão bem localizados, distantes do conector AGP, portanto não interferem na instalação de placas de vídeo, mesmo as mais cumpridas (como as GeForce4 Ti4600), mas também ficam bem próximos ao socket da CPU, instalar ou retirar módulos de memória com o cooler já na posição pode ser um pouco problemático (dependendo do tamanho do cooler, claro).

O cooler do chipset é o mesmo usado na Soyo Dragon Plus. Porém, não sei se por esquecimento ou se é o padrão normal de montagem adotado pela Soyo, não há nenhuma pasta térmica nele, mas a Soyo fornece um tubinho com uma quantidade mais do que necessária de pasta para quem quiser colocá-la. Isso também foi percebido por outros sites que também fizeram testes com essa placa-mãe.

Os conectores IDE para os HDs normais (azul para o primário e branco para o secundário) e para Raid (em amarelo) são bem posicionados, só não gostei da localização do conector do floppy que é próximo aos da Raid, o que pode confundir na hora da instalação.

Outra coisa que não gostei foi do posicionamento do conector da fonte ATX, continua no mesmo lugar da Soyo Dragon Plus. Ele é bem no fundo, próximo aos conectores traseiros e em consequência, o cabo fica bem próximo ao cooler e pode comprometer o fluxo de ar. Fazer o que né, nem tudo é perfeito .

Os outros conectores para o leitor de Smart Card, Irda, os conectores externos de som, USB 1.1, etc... e os novos da controladora USB 2.0 (que usa o chip VIA VT6202 USB 2.0 Host Controller), também são bem localizados e de fácil acesso. O conector do cabo de áudio do CD continua na mesma posição, entre os slots PCI 1 e 2. Os conectores para USB 2.0 são verdes, para não serem confundidos com os do padrão 1.1.

 

A Soyo continuou generosa com os amantes do overclock, mantendo os mesmos conectores para ventiladores presentes na Soyo Dragon Plus (5 no total) havendo mudanças apenas em suas localizações. Há ainda um conector específico para alimentação de placas de vídeo do padrão AGP Pro (o conector de fonte, próximo ao slot AGP) que tem a função de suprí-las de energia extra (mas somente para as desse padrão).


Índice:


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved