GamesBrasil

MaximoPC

SOYO
Setembro/2002
Review: Placa-mãe Soyo KT333 Dragon Ultra

Overclock/BIOS

Overclock/BIOS:

A BIOS usada pela Soyo é a Award BIOS V6.00, mas com algumas modificações bastante boas em relação à da Soyo Dragon Plus. Não vou me aprofundar muito sobre todas as características e funções da BIOS, somente aquelas que nos interessa: Overclock. No resto, a BIOS segue o mesmo padrão das demais.

O máximo de overclock (em FSB) que consegui foi 150MHz para a CPU e 183Mhz para as memórias, nada mal se levarmos em contata que foi usado um módulo de memória genérico nos testes. Talvez seja possível, com a CPU e a memórias trabalhando em modo síncrono, um aumento ainda maior no FSB se diminuirmos o multiplicador da CPU (o Athlon usado estava "travado") e talvez também aumentando o VCore acima de 1,85V, que é o máximo que essa placa permite.

Nessa nova BIOS, todas as funções necessárias para o overclock estão presentes em um único bloco chamado de Soyo Combo Feature, incluindo os ajustes de memória (ao contrário da BIOS da Soyo Dragon Plus).
Agora também é possível aumentar, não só a voltagem da CPU, mas também das memórias e AGP, tudo para ajudar na estabilidade da máquina, no caso de overclock.
É nesse bloco também que estão as configurações dos periféricos onboard (som, rede e RAID).

As opções de configuração são:

  • definição dos modos de performance: Normal, Fast ou Turbo;
  • definição da velocidade do processador: 100MHz ou 133MHz;
  • configuração do FSB (Front Side Bus) de 100 até 255MHz (em incrementos de 1MHz);
  • configuração do Multiplicador: de 6 até o máximo de 14 (em incrementos de 0,5);
  • configuração da velocidade das memórias: 100MHz, 133MHz, 166MHz ou pelo SPD;
  • configuração do VCore do processador: de -0,100V até +0,100V acima da voltagem default, até o máximo de 1,85V (em incrementos de 0,025V);
  • configuração da voltagem das memórias DDR: default, 2.6V, 2.7V ou 2.8V;
  • configuração da voltagem da placa AGP: default, 1.6V, 1.7V ou 1.8V;

       

Note que a velocidade do processador e das memórias podem ser configuradas para funcionarem em modo síncrono (133/133MHz) ou assíncrono (133/166MHz). Se estiver com overclock, prefira trabalhar em modo síncrono para evitar problemas de estabilidade, pois a memória que estiver usando pode não "aguentar" e começar a travar. Por exemplo: se o FSB do processador estiver em 150MHz (133+17) e em modo assíncrono, as memórias estarão trabalhando a 183MHz (166+17), então a chance de haver problemas é maior do se se estivesse em modo síncrono (150MHz),apesar de não ter acontecido nenhum problema em nossos testes usando essa configuração.

  

Advance Tune-Up Settings:
É onde estão as configurações para ajustes na velocidade das memórias que pode ser a default (pelo SPD) ou com ajustes manuais. Aqui as opções são as mesmas encontradas em quase todas as placas, mas com um pequeno detalhe: a opção Active to Precharge (Tras) só pode ser configurada como 6T ou 7T, quando o normal, ou mais comum, seria 5T e 6T.

 


Estabilidade:
Não apresentou nenhum tipo de instabilidade, seja no Windows 98 SE ou no Redmond Linux, mesmo com o FSB em 150MHz e performance em Turbo.
Também não apresentou problemas com as diversas placas que usamos, como: Soundblaster PCI 128, modem Planet ISDN, Winmodem Motorola SM56 e Iomega BUZ (captura de vídeo e controladora SCSI).


Índice:


 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved