Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Abril/2002
Dr.Thermal TI-V77, TI-V86 e TI-S86

Mais um fabricante que segue o mesmo design do famoso ThermoEngine (que ficou bastante conhecido pelo seu design eficiente e inovador), mas também não é para menos, o fabricante, Thermal Integration (TiTi), é um dos dois que foram criados após a divisão da Thermosonic (a outra é a Arkua).

Thermal Integration Thermal Integration


O design é praticamente o mesmo entre os modelos da TiTi e os da Arkua, o diferencial do dissipador entre as duas marcas fica por conta da altura do centro do cooler (a parte em cobre) que é menor no Arkua e que no Dr.thermal é da mesma altura do dissipador.
As aletas também são bem mais curvas no Dr.Thermal para aproveitar ainda mais o fluxo de ar do ventilador e aumentar a área de dissipação (como já dissemos em outros testes, quanto maior a área, melhor a dissipação).
Esse design ajuda também no resfriamento de todo o processador, já que o fluxo de ar não sofre nenhuma interrupção até chegar à base do dissipador.

Arkua
Dr.Thermal
Arkua
Dr.Thermal

Os modelos que testamos não diferem muito na concepção, são feito de alumínio e variam apenas no formato (entre quadrado e retangular), tamanho, e o núcleo, que no caso do TI-V77 e do TI-V86 é de cobre, e o TI-S86 que é feito todo de alumínio.

Mas o melhor dos coolers da TiTi é a instalação que não precisa de nenhuma ferramenta e nem de esforço, basta posicionar corretamente o clip nas habas do socket e abaixar uma alavanca que força o dissipador para baixo, fixando assim o cooler. Facílimo!

 

Os modelos com núcleo de cobre que recebi apresentaram um pequeno problema, há um ressalto entre o núcleo e o corpo de alumínio do dissipador, o que impossibilitou um perfeito contato entre a CPU e a base do cooler. Algumas partes nem chegam a encostar nela (veja a foto), o que certamente pode comprometer a performance. Apesar disso, ela é bastante plana, sem marcas visíveis.


Como é feito o teste:

O teste foi feito em uma placa-mãe ECS K7S5A (Athlon 1.2GHz, 1.80V, 63.6W de calor) e, para medir a temperatura, usamos os sensores do Enermax Temperature Monitoring Drive Rack. O gabinete (torre média ATX) não tem nenhum ventilador extra e a tampa lateral foi retirada.
Para a medição da temperatura da CPU, o sensor foi colocado junto ao core, e para a do ambiente o segundo sensor foi colocado a aproximadamente 2 cm acima do ventilador do cooler (click aqui para maiores detalhes de como é feito o teste).

  

Resumo da configuração usada no teste
Placa-mãe
ECS K7S5A
Processador
Athlon 1.2GHz
Voltagem
1.80V
Calor gerado
aprox. 63,6W
Duração dos testes
2 x 1 Hora


Dr.Thermal TI-V77L

  

Especificações
Dissipador
Tamanho
73.8 x 73.8 x 46 mm
Ventilador
Tamanho
70 x 70 x 15 mm
Voltagem
12 V
Velocidade
3800 RPM
Fluxo de ar
32.73 CFM
Nível de ruído
34 dBA

Resultados
Temp. Amb. Temp.CPU Dif.Temp.°C/W
°C27,345,518,20,286
°F    


Dr.Thermal TI-V86N

   

Especificações
Dissipador
Tamanho
83.3 x 69.8 x 61.8 mm
Ventilador
Tamanho
60 x 60 x 25 mm
Voltagem
12 V
Velocidade
6800 RPM
Fluxo de ar
36 CFM
Nível de ruído
45 dBA

Resultados
Temp. Amb. Temp.CPU Dif.Temp.°C/W
°C27,043,016,00,252
°F    


Dr.Thermal TI-S8640L

   

Especificações
Dissipador
Tamanho
83.3 x 69.8 x 61 mm
Ventilador
Tamanho
60 x 60 x 15 mm
Voltagem
12 V
Velocidade
4600 RPM
Fluxo de ar
25.89 CFM
Nível de ruído
40 dBA
Fabricante
YS Tech

Resultados
Temp. Amb. Temp.CPU Dif.Temp.°C/W
°C27,348,921,60,340
°F    


Resultados do teste:

Usamos para comparativo o Arkua 6228 que tem o design semelhante.
Para fazer uma melhor comparação entre a performance entre os coolers testados por nós, verifique o gráfico abaixo:

Click para ver o gráfico

Temperatura da CPU (em °C)


Diferença de temperatura (CPU - ambiente)


Coeficiente °C/W


Conclusão:

Os modelos da TiTi se saíram muito bem, apesar do centro do cooler (a parte em cobre) não cobrir todo o core da CPU, o que pode ter afetado um pouco a performance.
Dá para perceber que o design diferenciado do modelo TI-V86N em relação ao Arkua 6228 é mais eficaz, mas poderia ser ainda melhor se o problema com o ressalto da parte de cobre fosse resolvido (fica para uma outra oportunidade), mas, como quase todo cooler com ventilador de 7000RPM, é bastante barulhento.
Em contrapartida, o modelo TI-V77L oferece uma performance bastante boa se levarmos em conta o ruído do ventilador que é bastante tolerável, bem menor que o TI-V86N.
O único problema desse modelo é o tamanho, um pouco grande, e talvez não seja possível instalá-lo em algumas placas-mãe.
O TI-S8640L não se saiu muito bem, pelo menos em relação aos outros modelos, mas já era esperado porque, além de ser feito todo de alumínio, seu ventilador não é dos mais potentes, mas para quem não está preocupado em fazer overclock ele dá conta do recado.
Mas o melhor dos coolers da TiTi é sem dúvida a instalação, seria muito bom que outros fabricantes pudessem desenvolver algo nesse estilo porque ele é bem fácil e seguro, mantendo o cooler bem firme, sem precisar usar nenhuma ferramenta para auxiliar na instalação.

Notas:

TI-V86N
8,5
TI-V77L
8,0
TI-S8640L
7,0


Thermal Integration Thermal Integration

Nossos agradecimentos ao pessoal da TiTi por ter nos cedido os coolers para o teste.


Pontuação: o que significam as estrelas:

  • de 9 a 10 pontos: 3, 4 ou 5 estrelas de ouro - Aprovado e Recomendado
  • de 7,5 a 8,5 pontos: 3,4,ou 5 estrelas de prata - Aprovado
  • de 6 a 7 pontos: 3,4 ou 5 estrelas de bronze - Pode ser usado com ressalvas
  • menor que 6 pontos - Não recomendado

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved