Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Setembro/2001
Enermax Temperature Monitoring Drive Rack

Um item importante, que muita gente não leva em consideração, é a temperatura na qual o computador trabalha, principalmente nos atuais processadores, caso do Athlon, que geram bastante calor, ou nos casos em que a CPU está com overclock. Se não a monitorarmos, corremos o risco de ter um sistema totalmente instável, ou mais drasticamente, ter a CPU queimada.
Para evitar esse prejuízo, muitas placas-mãe já oferecem um certo controle sobre a temperatura através de sensores para a própria placa e também para o processador, cuja leitura se dá por softwares (como o Asus Probe ou Motherboard Monitor).
Mas e a placa de vídeo ? E os HDs, CDs, gravadores (principalmente) ? E a temperatura interna do gabinete (que também tem influência sobre a temperatura dos outros componentes) ?
Uma placa de vídeo com a temperatura elevada também trava e um HD pode começar a ter sua performance reduzida, apresentar travamentos ou até mesmo queimar.
Por isso, existe no mercado alguns acessórios para monitoramento, como o CompuNurse (apenas um sensor), DigitalDoc5 (com vários sensores, também pode controlar os ventiladores) e o Enermax Temperature Monitoring Drive Rack (dois sensores).

Enermax Temperature Monitoring Drive Rack:

Vamos ver como funciona e se comporta o Enermax Temperature Monitoring Drive Rack que foi gentilmente cedido pela Pham Computer:

É basicamente um rack que vai acoplado à báia de 5 ¼ do gabinete e que possui lugar para colocar um HD ou até dois ventiladores de 80mm para ajudar na circulação do ar dentro do gabinete, além, é claro, dos dois visores LCD para o monitoramento em si.

  

Faz parte do conjunto também um kit de parafusos e adesivos para identificar de qual componente é a temperatura medida (faltou um para a placa de vídeo).

Cada visor tem o seu respectivo sensor e também uma fita adesiva para fixá-lo (ex.: à placa de vídeo ou HD).

A instalação é facílima, e não requer nada de extraordinário. Assim que a bateria é colocada, ele já passa a funcionar, atualizando a leitura de 3 em 3 segundos. Basta, então, apenas escolher em qual componente ou lugar ficará os sensores.

A calibragem dos sensores é bastante boa: 0.4°C a menos em relação à temperatura de um termômetro profissional e de 0.1°C entre os dois (na foto acima a diferença é maior pois um sensor está colocado na CPU e o outro está sobre o cooler para medir a temperatura ambiente). A temperatura mínima de leitura é de -40°C e máxima de 90°C (abaixo disso mostra LLL e acima mostra HHH).

Conclusão:

Estamos usando esse rack com os termômetros em todos os nossos novos testes de coolers e ele está se saindo muito bem.
Em comparação aos outros modelos existentes, o Enermax leva vantagem pois oferece dois sensores e um rack por cerca de U$19 contra U$15 do CompuNurse e U$70 do DigitalDoc.
O único problema é que não o encontrei para comprar no Brasil, mas apesar disso, é altamente recomendável.

Aproveitamos e agradecemos ao Tony da Pham Computer por ter nos cedido o rack para os testes.

Pham Computer


 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved