GamesBrasil

MaximoPC

Gigabyte GA-7VAXP
Maio/2003
Teste: Placa-mãe Gigabyte 7VAXP

A Gigabyte é bastante conceituada pela qualidade, alta performance e estabilidade de seus produtos. Entretanto, como inicialmente esses eram seus principais objetivos, ela deixou de lado os gamemaníacos e overclockers de plantão por um bom tempo. Mas felizmente isso mudou, suas novas placas-mãe estão saindo com todo o potencial para overclock sem perder suas qualidades, e está até mesmo usando componentes com cores vibrantes na construção de suas placas-mãe, tudo para agradar a gregos e troianos.

Gigabyte


O chipset:
Em agosto de 2002 a VIA lançou o chipset KT400, sucessor do já consagrado KT333, prometendo suporte a memórias DDR400 (na época do seu lançamento, esse padrão ainda não era aprovado pelo JEDEC, entidade que dita as regras e os padrões). Mas testes em sites web afora demonstraram que sua performance não era tão superior assim, apesar de trazer algumas inovações.

Apesar do novo chipset KT400A já estar disponível (ou quase), placas-mãe com o KT400 vão ainda continuar por um bom tempo no mercado (o novo KT333-CF é na verdade um KT400 um pouquinho mais fraco) como uma opção mais barata de chipset. A Gigabyte lançou, há bem pouco tempo, a nova 7VAXP-A com o novo chipset VIA KT400A, aliás, essa é a única diferença básica em relação às placas baseadas no velho KT400.

A placa-mãe:
Como a Gigabyte GA-7VAXP usa o chipset VIA KT400, ela herdou dele suas características básicas: suporte a memórias DDR400, AGP 8x e são compatíveis com toda a linha de processadores AMD AthlonXP, incluindo o novo Barton com FSB de 333MHz. Para completar suas características, ela fornece ainda rede Fast Ethernet 10/100 onboard, som de 6 canais (5.1), 6 portas USB 2.0, controladora RAID e saídas Firewire IEEE 1394. Como se não bastassem todos esse atrativos, a Gigabyte ainda adotou
um visual bastante colorido, e certamente vai chamar a atenção quando instalada em gabinetes com janelas laterais. Por suas características, a Gigabyte GA-7VAXP é ideal para quem trabalha com vídeo digital, pois ela vem com conexões Firewire e Raid.

A família de placas 7VAXP é bem grande. Além do modelo 7VAXP que testamos aqui, há ainda a 7VAX (a mais simples), 7VAXP1394 (com rede e Firewire) e a topo de linha 7VAXP Ultra (com rede, Raid, Firewire e Serial ATA).
Outras tecnologias presentes nas placas-mãe da Gigabyte são: Dual BIOS, @BIOS (software para atualização da BIOS de dentro do Windows), QFlash (programa para atualização de BIOS já embutida na própria BIOS) e o software para overclock EasyTune (veremos mais adiante).

  

Características da placa-mãe
Processadores:
AMD Athlon/Duron (FSB 200/266/333Mhz) incluindo o novo Barton (com FSB 333MHz)
Chipset:
VIA KT400 / VT8235CD
FSB:
de 100 a 200 MHz (em incrementos de 1 MHz)
Memória:
3 slots para DDR (de DDR200 até DDR400) - máximo: 3GB
Slots de expansão:
5 PCI, 1 AGP 4x/8x
Portas IDE
dois canais ATA/133, máximo de 4 Hds
Áudio:
onboard de 6 canais através do chip Realtek ALC650 (codec AC97)
Rede:
Realtek 8100BL
USB:
2 onboard com saída traseira e opção para mais 4 através de cabo extra (todas USB 2.0)
Outras conexões: conector IrDa, conector para leitor de SmartCard
Outras funções: Wake-On-Lan, Wake-On-Ring, Suspend-To-Ram

Outras caracterírsticas:

RAID:
Assim como a maioria das placas-mãe do seu nicho de mercado, a 7VAXP também tem controladora RAID onboard (chip Promise PDC20276). Essa controladora possui apenas 2 canais IDE (capacidade para 4 HDs) e pode ser configurada para RAID 0 (performance) ou RAID 1 (mirror), mas não para RAID 0+1 (o que seria ideal, pois alia performance com segurança). Ela também pode ser configurada na BIOS como controladora normal ATA133, elevando para 8 o número máximo de drives IDE que podem ser instalados.

Firewire 1394b:
Presente em placas-mãe topo de linha, a 7VAXP também tem controladora IEEE1394 Firewire. Apesar de a primeira vista não vermos nenhum uso para ela, é ideal para conexões com cameras de vídeo digitais. O responsável é o chip VIA VT6306, que fornece 3 conexões externas, através de um cabo especial (incluído).

Rede:
Ao contrário de muitas placas-mãe, a Gigabyte resolveu usar um chip específico para controladora de rede Ethernet 10/100: o Realtek RTL8100BL. O conector fica acima das saídas USB na parte traseira da placa-mãe (posição default).

Áudio:
Apesar da placa não usar nenhum chip próprio para áudio (o codec ALC650 deixa todo o trabalho pesado para a CPU), o som da 7VAXP é muito bom e além disso, ela vem acompanhada de um cabo especial que fornece todas as conexões para caixas externas (5x1) e também com entradas e saídas digitais (SPDIF).

Dual BIOS :
Como o nome indica, a função Dual BIOS fornece duas BIOS na placa-mãe. Caso uma seja corrompida, por falha na atualização ou até mesmo por causa de vírus (lembrem-se do CIH), a outra automaticamente entra em ação, aí é só dar boot e consertar, ou pelo menos tentar consertar, o problema. Para quem não sabe, a Gigabyte foi pioneira nessa solução, desde o tempo das placas-mãe com os famosos chipsets BX para Pentium 3. Imprescindível para quem "fuça" muito.


Índice:


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved