GamesBrasil

MaximoPC

Gigabyte GA-7VAXP
Maio/2003
Teste: Placa-mãe Gigabyte 7VAXP

Layout:
Como sempre gosto de enfatizar, o bom posicionamento dos componentes da placa-mãe tem importância fundamental na boa ventilação interna, mas muitas vezes isso não é levado muito em conta pelos fabricantes, talvez para baratear custos. Mas, felizmente, esse não é o caso da GA-7VAXP, os principais componentes são muito bem localizados, alias, um dos melhores que já vi.

Os conectores para os drives IDE e floppy são todos próximos uns dos outros e posicionados abaixo dos slots de memórias, próximo à borda da placa e junto ao conector ATX, assim, é possível "ajeitar" melhor os cabos, contribuindo assim para um melhor fluxo de ar.

O conector ATX está posicionado onde sempre deveria ser, ao contrário da grande parte das placas-mãe, isso na minha opinião. Ele fica próximo aos conectores dos drives e longe do socket do processador e da traseira do micro, assim ele não interfere no fluxo de ar para o cooler da CPU. Além disso, sobra mais espaço no interior do gabinete, facilitando o manuseio dos componentes internos e dá ao micro um visual mais limpo, mais organizado.

Os 3 slots DDR também estão bem localizados, distantes do conector AGP e do socket da CPU, não há maiores dificuldades para instalação ou remoção dos módulos de memórias.

O slot AGP da GA-7VAXP é no novo padrão AGP 3.0, ou seja, apenas as placas de vídeo mais novas com alimentação de 1,5V (AGP 4x ou 8x) é que podem ser instaladas. Com exceção de alguns modelos, como a Diamond Viper V770, onde é possível selecionar a alimentação via jumpers, as placas antigas do padrão 2x não irão funcionar nesse slot, correndo até mesmo risco de danificar a placa-mãe ou a placa de vídeo. Lembramos que essa não é uma falha da placa da Gigabyte, o padrão AGP 3.0 é que exige essa mudança.
O sistema de travamento da placa de vídeo é único e fornece maior segurança do que os tradicionais, ideal para quem transporta o micro de lá pra cá com muita freqüência.

 

Seguindo as instruções e recomendações da AMD ao pé da letra, a Gigabyte tirou os 4 furos próximos ao socket da CPU, ou seja, não é possível instalar sistemas de refrigeração a água ou alguns coolers maiores como o Alpha 8045 ou Swiftech ou qualquer outro sistema que é preso por parafusos, a não ser que seja possível fixá-los através das travas normais do socket. Bola fora da AMD. E por falar em coolers grandes, devido à proximidade do socket da CPU ao cooler do chipset, sua instalação pode ser um um pouco mais complicada...

Apesar da GA-7VAXP ter um excelente layout, ela não é perfeita.
O socket da CPU não está na melhor posição, ele fica a 90° do que seria o ideal. Nessa posição, o clip do cooler fica virado para a fonte de alimentação e também fica bem próximo a ela, isso cria dificuldades para a instalação ou remoção do cooler, em alguns casos é necessário remover a placa-mãe do gabinete para mexer nele.

A placa tem apenas 3 plugs para ventiladores extras, e todos do lado direito, isso pode ser um problema para quem quer instalar um cooler na frente do gabinete, pois não há nenhum conector próximo, a solução é usar um dos plugs da fonte, isso se o conector do ventilador for do mesmo tipo, caso contrário, vai ser necessário usar um adaptador.

 

Outro ítem que falta, para quem gosta de otimizar ao máximo as opções da BIOS, é um jumper para limpar o conteúdo da BIOS. A placa-mãe possui um sistema que volta as opções para o default após 20 segundos se algo de errado ocorrer, porém isso nem sempre funciona. As vezes é necessário retirar a bateria ou os módulos de memória. Existe até o lugar próprio para o jumper, porém ele não foi implementado (pelo menos até a versão 1.2 da placa). Esse ítem é importante para os amantes do overclock, para os usuários "normais", não faz tanta falta.

Os conectores Firewire (em cinza) assim como os USB 2.0 (em amarelo) também estão em uma posição muito boa, de fácil acesso, fica fácil instalar os cabos para as conexões frontais ou traseiras.

 

A Gigabyte mais uma vez pensou na praticidade e resolver colorir até mesmo os pinos de conexão dos LEDs frontais e dos botões liga/desliga e reset. Isso facilita, e muito, sua instalação, pois fica nítido quais pinos fazem o quê.


Índice:


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved