GamesBrasil

MaximoPC

Gigabyte GA-8PENXP
Setembro/2003
Placa-mãe Gigabyte 8PENXP

A Gigabyte é bastante conceituada pela qualidade, alta performance e estabilidade de seus produtos. Entretanto, como inicialmente esses eram seus principais objetivos, ela deixou de lado os gamemaníacos e overclockers de plantão por um bom tempo. Mas felizmente isso mudou, suas novas placas-mãe estão saindo com todo o potencial para overclock sem perder suas qualidades, e está até mesmo usando componentes com cores vibrantes na construção de suas placas-mãe, tudo para agradar a gregos e troianos.

Gigabyte

Hoje nós vamos dar uma olhada na placa-mãe Gigabyte GA-8PENXP, baseada no chipset i865PE (Springdale), uma das mais completas do mercado.


O chipset:

Enquanto a tecnologia DDR de dois canais (Dual Channel DDR) já estava disponível em placas-mãe de sua maior concorrente AMD (através do chipset nForce da nVidia), só recentemente a Intel resolveu apostar nesse mercado, lançando seus novos chipsets i865 e i875 em conjunto com os novos processadores da família Pentium 4, com o novo FSB de 800MHz (4x200MHz) e tecnologia Hyper-Threading.
Para acompanhar os novos chipstes, a Intel também lançou o novo chip Intel ICH5 (Northbridge), que oferece 8 saídas USB 2.0, controladora Serial ATA com 2 canais (a versão ICH5-R também tem suporte a RAID 0), e controladora IDE ATA100 (também 2 canais). Vejam que até hoje a Intel não oferece saídas IDE ATA133...

Apesar de terem focos mercadológicos diferentes, o i875P (voltado para servidores) e o i865PE (para desktops) são praticamente idênticos, o que diferencia um do outro é o suporte a memórias ECC e a tecnologia PAT, funções presentes apenas no i875P. A Intel usa o mesmo processo adotado para a seleção da velocidade dos processadores na separação dos chipsets, ou seja, os que passam em todos os testes de qualidade e performance se transformam em i875P, o resto vira i865 (PE ou P).

Tecnologia PAT:
A tecnologia PAT (Performance Acceleration Technology) nada mais é que um sistema sofisticado de acesso a memórias, que permite uma comunicação mais eficiente e rápida entre as memórias e o processador, gerando um aumento de performance na faixa de 2 a 5%. Quando essa opção está desativada na BIOS, a performance entre os dois chipsets é praticamente idêntica. Em contrapartida, essa função, além de disponível apenas nos chipsets i875P, pelo menos oficialmente, só funciona com os novos processadores Pentium 4 da classe "C" (com FSB de 800MHz e Hyper-Threading) e com memórias na configuração Dual Channel DDR (no mínimo dois módulos). Extra-oficialmente, alguns fabricantes de placas-mãe oferecem uma solução, através da BIOS, que habilita a função PAT, mas para não terem problemas com a Intel, dão nomes diferentes a essa função, pois elas não podem usar a denominação PAT em placas com o chipset i865.


A placa-mãe:

Como dissemos antes, a Gigabyte GA-8PENXP é sem dúvida nenhuma uma das mais completas placas-mãe do mercado. Sua configuração padrão consiste de 2 controladoras Serial ATA (sendo uma RAID), controladora RAID IDE Ultra 133, Firewire IEEE 1394, saídas de áudio no padrão 5.1, Intel CSA Gigabit LAN (10/100/1000) e 8 saídas USB 2.0.

Além de ser compatível com os últimos processadores Pentium 4 com FSB de 800MHz e tecnologia Hyper-Threading (e também mantendo compatibilidade com os P4 mais antigos, com FSB de 200 e 533MHZ), a GA-8PENXP possui ainda a tecnologia "Dual Channel DDR" de acesso às memórias, praticamente dobrando a capacidade de transferencia de dados entre as memórias e a CPU, e total compatibilidade com placas gráficas com bus AGP 8x, conjunto que reúne as tecnologias mais novas e rápidas do mercado.


Gigabyte 6-Dual Miracle:
O pessoal de marketing da Gigabyte criou o slogan 'Gigabyte 6-Dual Miracle' que indica 6 características de suas placas-mãe:

  • Dual Power System: dois sistemas separados de alimentação;
  • Dual Logical Processor: compatibilidade com processadores com tecnologia Hyper-Threading;
  • Dual RAID: duas controladoras RAID (IDE e SerialATA);
  • Dual DDR: suporte a memórias Dual DDR;
  • Dual BIOS - duas BIOS (sendo uma de backup);
  • Dual Cooling - dois coolers (um parea o chipset e outro para o DPS).

6-Dual Miracle


Para se diferenciar ainda mais das outras marcas do mercado, a Gigabyte investiu em algumas tecnologias próprias, tanto a nível de software quanto de hardware, como o Xpress3 (software) e o DPS (hardware):

Gigabyte Xpress3:
A Gigabyte ainda fornece um conjunto de 3 softwares exclusivos, denominado Xpress3:

  • Xpress Install: para facilitar a instalação de drivers (detecta automaticamente quais são necessários));
  • Xpress Recovery: para fazer backup ou restore de HDs através da BIOS (o backup é gravado em área segura do HD);
  • Xpress BIOS Rescue: para restaurar a BIOS caso ela tenha sido corrompida (cria cópia de segurança em área segura do HD).

Xpress3

Gigabyte DPS 2:
O Dual Power System 2 (DPS 2) é outra novidade da Gigabyte. Essa pequena placa é responsável por fornecer voltagens mais "limpas" para o processador através de mais 3 fases de alimentação (6 fases no total), o que significa maior estabilidade para o sistema. Além disso, o DPS 2 pode fornecer até 150A !!! de corrente para a CPU, ideal para o overclocker mais radical (que conta com no mínimo um sistema de refrigeração a água). Além disso, o cooler, responsável pelo resfriamento dos transistores de potência, possui leds azuis, o que confere um visual bastante bonito à placa.

 

 

Outras tecnologias presentes nas placas-mãe da Gigabyte são: Dual BIOS, Multi Language BIOS (informações disponíveis em vários idiomas, menos português ), @BIOS (software para atualização da BIOS de dentro do Windows), QFlash (programa para atualização de BIOS já embutida na própria BIOS) e o software para overclock EasyTune4.

   


Características da placa-mãe
Processadores:
Intel Pentium 4 ou Celeron com socket 478 e FSB de 400/533/800MHz
Suporte à tecnologia Hyper-Threading
Chipsets:
Intel i865PE / ICH5
FSB:
de 100 a 350 MHz (em incrementos de 1 MHz)
Memória:
6 slots para Single/Dual Channel DDR400 - máximo: 4GB
Slots de expansão:
5 PCI, 1 AGP Pro 4x/8x, 1 DPS
Portas IDE
Capacidade total de 12 HDs, sendo:
• 2 canais ATA-66/100 (máximo de 4 Hds)
• 2 canais Serial ATA/150 (pelo chip ICH5)
• 2 canais Serial ATA/150 (pelo chip SiI3112A)
• 2 canais ATA-66/100/133 (pelo chip ITE IT8212F - máximo de 4 Hds)
Áudio:
onboard de 6 canais através do codec Realtek ALC655 com auto-sensing
Rede:
Gigabit Ethernet (pelo chip Intel 82547EI)
USB:
8 saídas USB 2.0, sendo 4 na parte traseira e mais 4 através de cabo

Outras caracterírsticas:

Serial ATA:
A GA-8PENXP possui 4 conexões para HDs Serial ATA, sendo duas pelo chip Intel ICH5 e duas pela controladora Silicon Image SiI3112A. A Gigabyte resolveu adotar o chip ICH5 (que, ao contrário do ICH5-R, não possui a função RAID) como controladora de HDs Ultra ATA100 e Serial ATA. Já o chip da Silicon Image possui controladora RAID que pode ser configurada em RAID 0 (performance) e RAID 1 (espelhamento).

RAID IDE:
Ao contrário de outras marcas, que usam chips da HighPoint ou da Promise, a GA-8PENXP usa um chip quase desconhecido, o ITE IT8212 GIgaRAID, com suporte a 4 HDs Ultra ATA133 nas configurações RAID 0 (performance), RAID 1 (espelhamento), RAID 0+1 (espelhamento + performance) e JBOD.

Firewire IEEE 1394b:
A controladora IEEE 1394 Firewire presente na GA-8PENXP é baseada no chip dedicado TI TSB43AB23 1394a OHCI 1.1 da Texas Instrument com 3 saídas, ideal para quem trabalha com sistemas A/V, dispositivos de armazenamento externo e equipamentos portáteis.

Rede:
Outro ponto forte da Gigabyte GA-8PENXP é sua controladora de rede Intel PRO/1000 Gigabit Ethernet, que tem suporte ao padrão 10Base-T/100Base-TX/1000Base-T. O chip responsável é o Intel 82547EI, que usa o novo barramento CSA (Communication Streaming Architecture). Esse novo padrão de barramento desenvolvido pela Intel, permite que sua velocidade de comunicação interna (largura de banda ou bandwidth) chegue a 266Mb/s, pois ele se comunica diretamente com o chipset (Northbridge), ao invés de usar o canal PCI (133Mb/s), e isso se traduz em velocidade, uma vez não é preciso concorrer com outros componentes baseados nesse padrão.


Áudio:
O som é baseado no chip Realtek ALC655 AC'97 audio CODEC, uma nova versão do já consagrado ALC650 usado na maioria das placas do mercado. Esse chip possui a função 'Jack-Sensing', ou seja, você não precisa se preocupar em instalar as caixas de som nos plugs corretos, o chip detecta o que está conectado nas saídas de áudio e ajusta seu funcionamento de acordo com a configuração usada.

Dual BIOS :
Como o nome indica, a função Dual BIOS fornece duas BIOS na placa-mãe. Caso uma seja corrompida, por falha na atualização ou até mesmo por causa de vírus (lembrem-se do CIH), a outra automaticamente entra em ação, aí é só dar boot e consertar, ou pelo menos tentar consertar, o problema. Para quem não sabe, a Gigabyte foi pioneira nessa solução, desde o tempo das placas-mãe com os famosos chipsets BX para Pentium 3. Imprescindível para quem "fuça" muito.


Índice:


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved