EgoForce 256 - nVidia GeForce256 |
Introdução: Muitos vão perguntar: por quê um teste de uma placa que já está ultrapassada? A resposta é simples: ela ainda é encontrada em algumas lojas (em outras só começaram a aparecer há pouco tempo) e também porque é uma boa alternativa para quem quer aumentar a performance em games sem gastar muito, ou seja, ela tem um ótimo custo/benefício. Como atualmente as placas de vídeo estão se tornando obsoletas muito rapidamente, e você não precisa ter nem o último e nem o melhor lançamento, você pode ter um excelente ganho de performance por muito menos comprando uma placa que é de uma ou duas gerações anteriores. Essa placa em particular (EgoForce - um fabricante que nunca ouvi falar) eu encontrei em uma lojinha aqui em BH e custou apenas R$190,00! Tendo em vista que uma Diamond Viper V770 Ultra (chip nVidia TNT2) está custando na faixa de R$250,00 a R$300,00, achei bastante interessante seu preço, resolvi arriscar e a comprei.
O chip: O chip é o nVidia GeForce256 que foi um dos primeiros com T&L (Transform and Lighting) integrados em hardware e compatível com todas as funções do DirectX 7, que era recém lançado na época. Além do T&L, ele também incorpora a tecnologia Cube Environment Mapping, que dá mais realismo em 3D através de efeitos realísticos de reflexos. Existe a versão que usa memórias SDR (que é o nosso caso) e a que usa DDR. Não vou entrar muito em detalhes porque acho que há material suficiente em outros sites e não é o objetivo do nosso teste. Vejamos então as principais características dos chips nVidia: | GeForce256 | GeForce 2 MX | GeForce 2 GTS | GeForce 3 | Processador | clock | 120 Mhz | 175 Mhz | 200 Mhz | 200 Mhz | pipelines | 4 | 2 | 4 (x2 unidades) | 4 (x2 unidades) | polígonos/sec. | 15 milhões | 20 milhões | 25 milhões | * | texels/sec. | 480 milhões | 700 milhões | 1600 milhões | * | | Memória | bus de memória | 128 bits SDR/DDR | 64/128 bits SDR, 64 bits DDR | 128 bits DDR | 128 bits DDR | bandwidth | 2.7 ou 4.8 Gb/s. | 2.7 Gb/s | 5,3 Gb/s | 7.36 Gb/s |
Obs.: o calculo do número de texels/segundo ou de polígonos/segundo não pode ser aplicado à GeForce 3 porque ela renderiza apenas os pixels visíveis, ou seja, a performance depende da aplicação e do conteúdo da cena que está sendo processada (pode chegar, teoricamente, a até 3.2 bilhões de texels/s).
A placa: Não tem nada de mais, a não ser o enorme chip da BIOS que se sobressai (em outras placas que vi, ela é um chip quadrado e bem pequeno) o que pode sugerir um projeto bem antigo sendo que nem a placa-referência desenhada pela nVidia segue esse tipo de layout. Somente em alguns modelos de placas da Prolink PixelView é que vi esse tipo de BIOS. Nem mesmo o conteúdo da própria BIOS tem características diferentes da original nVidia (geralmente vem escrito o nome do fabricante quando o computador é ligado), sinal de que o fabricante não se preocupou muito nem com o projeto da placa em si e nem com possíveis otimizações da BIOS para uma melhor performance. O lado bom da placa é o uso de memórias de 5.5ns e o cooler ativo, ou seja, com um ventilador, o que pode ajudar um pouco no overclock. Acompanhando a placa, vem um CD com apenas o DirectX6 e os drivers para w95 e w98. O manual tem apenas informações básicas sobre as características do chip e instruções de instalação dos drivers.
Overclocking: Eu usei o programa RivaTuner para fazer o overclock e o máximo que consegui com essa placa sem nenhum tipo de problema (travamentos, problemas com a imagem, etc) foi 145Mhz (original 120Mhz) para o chip gráfico e 185Mhz (original 150Mhz) para as memórias. Nada mal se levarmos em conta que ela não é lá nenhuma maravilha em termos de projeto. Também não notei nenhum aquecimento fora do normal, mesmo com o computador funcionando durante horas.
O teste: Para os testes, usamos o 3Dmark2000 (DirectX 7) que é exclusivo para benchmark, e outros softwares que são baseados em engines de jogos: Quake 3, Vulpine GLMark (OpenGL) e Massive AquaMark (DirectX 8). Nós comparamos os resultados com os da Diamond Viper V770 Ultra (TNT2 com 32Mb). Cada programa foi executado 3 vezes, só para garantir o resultado. O computador usado: Placa-mãe: | ASUS A7V | Processador: | Duron 600@900Mhz | Memória: | 128Mb PC133 |
Os resultados: MadOnion 3Dmark2000:
Bastante difundido, é baseado no engine Max-FX da Remedy e usa as funções do DirectX v7.0. Configuração do software: - Triple buffering
- Hardware T&L
Placa/resolução | 800x600x16 | 800x600x32 | 1024x768x16 | 1024x768x32 | TNT2 | 3792 | 3070 | 3239 | 2468 | GeForce256 | 5482 | 4050 | 4252 | 2841 | GeForce256 OC* | 6009 | 4756 | 4966 | 3453 | *overclock - resultado em pontos |
O ganho de performance em relação à placa com o chip TNT2 é bem superior nas resoluções baixas (800x600x16), enquanto que em 1024x768x32 a diferença não chega a ser tão significativa.
|