Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

EgoForce 256 - nVidia GeForce256

Introdução:
Muitos vão perguntar: por quê um teste de uma placa que já está ultrapassada?
A resposta é simples: ela ainda é encontrada em algumas lojas (em outras só começaram a aparecer há pouco tempo) e também porque é uma boa alternativa para quem quer aumentar a performance em games sem gastar muito, ou seja, ela tem um ótimo custo/benefício.
Como atualmente as placas de vídeo estão se tornando obsoletas muito rapidamente, e você não precisa ter nem o último e nem o melhor lançamento, você pode ter um excelente ganho de performance por muito menos comprando uma placa que é de uma ou duas gerações anteriores.
Essa placa em particular (EgoForce - um fabricante que nunca ouvi falar) eu encontrei em uma lojinha aqui em BH e custou apenas R$190,00! Tendo em vista que uma Diamond Viper V770 Ultra (chip nVidia TNT2) está custando na faixa de R$250,00 a R$300,00, achei bastante interessante seu preço, resolvi arriscar e a comprei.

Click para uma figura maior Click para uma figura maior


O chip:
O chip é o nVidia GeForce256 que foi um dos primeiros com T&L (Transform and Lighting) integrados em hardware e compatível com todas as funções do DirectX 7, que era recém lançado na época.
Além do T&L, ele também incorpora a tecnologia Cube Environment Mapping, que dá mais realismo em 3D através de efeitos realísticos de reflexos.
Existe a versão que usa memórias SDR (que é o nosso caso) e a que usa DDR. Não vou entrar muito em detalhes porque acho que há material suficiente em outros sites e não é o objetivo do nosso teste.

Vejamos então as principais características dos chips nVidia:

GeForce256
GeForce 2 MX
GeForce 2 GTS
GeForce 3
Processador
clock
120 Mhz
175 Mhz
200 Mhz
200 Mhz
pipelines
4
2
4 (x2 unidades)
4 (x2 unidades)
polígonos/sec.
15 milhões
20 milhões
25 milhões
*
texels/sec.
480 milhões
700 milhões
1600 milhões
*
 
Memória
bus de memória
128 bits SDR/DDR
64/128 bits SDR, 64 bits DDR
128 bits DDR
128 bits DDR
bandwidth
2.7 ou 4.8 Gb/s.
2.7 Gb/s
5,3 Gb/s
7.36 Gb/s

Obs.: o calculo do número de texels/segundo ou de polígonos/segundo não pode ser aplicado à GeForce 3 porque ela renderiza apenas os pixels visíveis, ou seja, a performance depende da aplicação e do conteúdo da cena que está sendo processada (pode chegar, teoricamente, a até 3.2 bilhões de texels/s).


A placa:
Não tem nada de mais, a não ser o enorme chip da BIOS que se sobressai (em outras placas que vi, ela é um chip quadrado e bem pequeno) o que pode sugerir um projeto bem antigo sendo que nem a placa-referência desenhada pela nVidia segue esse tipo de layout. Somente em alguns modelos de placas da Prolink PixelView é que vi esse tipo de BIOS.
Nem mesmo o conteúdo da própria BIOS tem características diferentes da original nVidia (geralmente vem escrito o nome do fabricante quando o computador é ligado), sinal de que o fabricante não se preocupou muito nem com o projeto da placa em si e nem com possíveis otimizações da BIOS para uma melhor performance.
O lado bom da placa é o uso de memórias de 5.5ns e o cooler ativo, ou seja, com um ventilador, o que pode ajudar um pouco no overclock.
Acompanhando a placa, vem um CD com apenas o DirectX6 e os drivers para w95 e w98.
O manual tem apenas informações básicas sobre as características do chip e instruções de instalação dos drivers.

Click para uma figura maior Click para uma figura maior Click para uma figura maior


Overclocking:
Eu usei o programa RivaTuner para fazer o overclock e o máximo que consegui com essa placa sem nenhum tipo de problema (travamentos, problemas com a imagem, etc) foi 145Mhz (original 120Mhz) para o chip gráfico e 185Mhz (original 150Mhz) para as memórias. Nada mal se levarmos em conta que ela não é lá nenhuma maravilha em termos de projeto. Também não notei nenhum aquecimento fora do normal, mesmo com o computador funcionando durante horas.


O teste:
Para os testes, usamos o 3Dmark2000 (DirectX 7) que é exclusivo para benchmark, e outros softwares que são baseados em engines de jogos: Quake 3, Vulpine GLMark (OpenGL) e Massive AquaMark (DirectX 8).
Nós comparamos os resultados com os da Diamond Viper V770 Ultra (TNT2 com 32Mb).
Cada programa foi executado 3 vezes, só para garantir o resultado.
O computador usado:

Placa-mãe:
ASUS A7V
Processador:
Duron 600@900Mhz
Memória:
128Mb PC133


Os resultados:

MadOnion 3Dmark2000:

3Dmark2000

Bastante difundido, é baseado no engine Max-FX da Remedy e usa as funções do DirectX v7.0.

Configuração do software:

  • Triple buffering
  • Hardware T&L
Placa/resolução
800x600x16
800x600x32
1024x768x16
1024x768x32
TNT2
3792
3070
3239
2468
GeForce256
5482
4050
4252
2841
GeForce256 OC*
6009
4756
4966
3453
*overclock - resultado em pontos

O ganho de performance em relação à placa com o chip TNT2 é bem superior nas resoluções baixas (800x600x16), enquanto que em 1024x768x32 a diferença não chega a ser tão significativa.



 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved