EgoForce 256 - nVidia GeForce256 |
Massive AquaMark:
É baseado no game AquaNox e usa o DirectX v8 como plataforma. É bastante complexo e realista, e leva a placa gráfica ao limite. Foi feito para usar todas as funções da GeForce 3, como o Pixel Shader, apesar de funcionar com outras placas também. Configuração do software: - FSAA: none
- Texture: 24 Mb
- Pixel Shader: no
Placa/resolução | 800x600x16 | 800x600x32 | 1024x768x16 | 1024x768x32 | TNT2 | 13,7 | 10,8 | 10,5 | 8,6 | GeForce256 | 14,5 | 14,4 | 14,1 | 12,2 | GeForce256 oc* | 14,7 | 14,6 | 14,4 | 13,4 | *overclock - resultados em FPS |
Pelo resultado pode-se entender porque é aconselhado o uso de uma placa com chip GeForce3, é quase impossível jogar bem com apenas 15 fps . Ao contrário do teste com o 3DMark2000, a diferença de performance entre os chips é bastante significativa em altas resoluções (13,4 da GeForce256 contra 8,6 da TNT2). Veja que o overclock não ajudou muito na performance quanto nos outros testes.
iD Software Quake 3 Arena:
Quake3, da iD Software, é bastante usado pelos sites web afora em reviews de placas de vídeo e é considerado um clássico entre os softwares de teste. Usa o padrão OpenGL e não o DirectX. Nós usamos o Timedemo Demo001 no teste. Configuração do software: - Lighting: Lightmap
- Geometry detail: High
- Texture detail: High
- Textute quality: 32 bits
- Texture Filter: Trilinear
Placa/resolução | 800x600x16 | 800x600x32 | 1024x768x16 | 1024x768x32 | TNT2 | 54,1 | 43,3 | 35,4 | 29,9 | GeForce256 | 92,1 | 73,8 | 66,9 | 47,3 | GeForce256 OC* | 99,7 | 87,2 | 80,6 | 58,9 | *overclock - resultados em FPS |
Aqui, a diferença de performance entre os chips é praticamente linear, ou seja, ela se mantém dentro de uma mesma faixa, mesmo entre resoluções diferentes.
Vulpine GLMark:
Outro que usa o padrão OpenGL e que está tomando o lugar do Quake como ferramenta de benchmark. As cenas usadas são bastante complexas e usam ao máximo o poder dos chips gráficos, por isso, o resultado em FPS é bem menor que no Quake. Configuração do software: - Standard OpenGl 1.2
- Detail High
- OpenGl lighting
Placa/resolução | 800x600x16 | 800x600x32 | 1024x768x16 | 1024x768x32 | TNT2 | 15,7 | 14,9 | 13,8 | 13,0 | GeForce256 | 29,4 | 26,0 | 23,9 | 19,2 | GeForce256 OC* | 32,1 | 29,3 | 26,8 | 22,8 | *overclock - resultados em FPS |
O resultado é praticamente igual ao anterior, sem que nenhuma diferença entre as resoluções se sobressaia.
Conclusão: Como havia dito no início do artigo: pelo seu custo, essa placa é uma ótima aquisição pois alia preço baixo e boa performance. A capacidade de overclock é outro ponto forte, pois pode-se ganhar alguns fps a mais sem comprometer a qualidade das imagens. O único senão é o CD que a acompanha que poderia ser melhor, pelo menos com uma versão mais nova do DirectX e dos drivers e pelo menos algum demo de jogo .
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