Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

EgoForce 256 - nVidia GeForce256

Massive AquaMark:

Massive AquaMark

É baseado no game AquaNox e usa o DirectX v8 como plataforma. É bastante complexo e realista, e leva a placa gráfica ao limite. Foi feito para usar todas as funções da GeForce 3, como o Pixel Shader, apesar de funcionar com outras placas também.

Configuração do software:

  • FSAA: none
  • Texture: 24 Mb
  • Pixel Shader: no
Placa/resolução
800x600x16
800x600x32
1024x768x16
1024x768x32
TNT2
13,7
10,8
10,5
8,6
GeForce256
14,5
14,4
14,1
12,2
GeForce256 oc*
14,7
14,6
14,4
13,4
*overclock - resultados em FPS

Pelo resultado pode-se entender porque é aconselhado o uso de uma placa com chip GeForce3, é quase impossível jogar bem com apenas 15 fps .
Ao contrário do teste com o 3DMark2000, a diferença de performance entre os chips é bastante significativa em altas resoluções (13,4 da GeForce256 contra 8,6 da TNT2). Veja que o overclock não ajudou muito na performance quanto nos outros testes.


iD Software Quake 3 Arena:

Quake III Arena

Quake3, da iD Software, é bastante usado pelos sites web afora em reviews de placas de vídeo e é considerado um clássico entre os softwares de teste. Usa o padrão OpenGL e não o DirectX. Nós usamos o Timedemo Demo001 no teste.

Configuração do software:

  • Lighting: Lightmap
  • Geometry detail: High
  • Texture detail: High
  • Textute quality: 32 bits
  • Texture Filter: Trilinear
Placa/resolução
800x600x16
800x600x32
1024x768x16
1024x768x32
TNT2
54,1
43,3
35,4
29,9
GeForce256
92,1
73,8
66,9
47,3
GeForce256 OC*
99,7
87,2
80,6
58,9
*overclock - resultados em FPS

Aqui, a diferença de performance entre os chips é praticamente linear, ou seja, ela se mantém dentro de uma mesma faixa, mesmo entre resoluções diferentes.


Vulpine GLMark:

Vulpine GLMark

Outro que usa o padrão OpenGL e que está tomando o lugar do Quake como ferramenta de benchmark. As cenas usadas são bastante complexas e usam ao máximo o poder dos chips gráficos, por isso, o resultado em FPS é bem menor que no Quake.

Configuração do software:

  • Standard OpenGl 1.2
  • Detail High
  • OpenGl lighting
Placa/resolução
800x600x16
800x600x32
1024x768x16
1024x768x32
TNT2
15,7
14,9
13,8
13,0
GeForce256
29,4
26,0
23,9
19,2
GeForce256 OC*
32,1
29,3
26,8
22,8
*overclock - resultados em FPS

O resultado é praticamente igual ao anterior, sem que nenhuma diferença entre as resoluções se sobressaia.


Conclusão:
Como havia dito no início do artigo: pelo seu custo, essa placa é uma ótima aquisição pois alia preço baixo e boa performance.
A capacidade de overclock é outro ponto forte, pois pode-se ganhar alguns fps a mais sem comprometer a qualidade das imagens.
O único senão é o CD que a acompanha que poderia ser melhor, pelo menos com uma versão mais nova do DirectX e dos drivers e pelo menos algum demo de jogo .


nVidia GeForce256


 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved