Menu

Colaboradores

Parceiros

GamesBrasil

CasemodBR

MaximoPC

AMDBoard

OCPortugal

OC-Zone

BR Computadores

Galpão 22

BIOS & Drivers
BIOS
Drivers

Teste - Pasta térmica CoolLaboratory Liquid Pro

Introdução

A guerra pelo título de "processador mais rápido do mercado", fez surgir novos circuitos, cada vez mais potentes e quentes, e não só processadores, mas também processadores gráficos e chipsets. Essa corrida pelo melhor e mais rápido também fez desenvolver a industria de produtos ligados ao seu resfriamento, como os dissipadores e ventiladores, cada vez mais elaborados e eficientes. Fez surgir também um mercado que até então não era tão grande e acirrado: o das pastas térmicas de alta performance. Para os usuários normais e os do dia-a-dia, esse produto não era tão importante, mas para os entusiastas e aficionados, a pasta térmica passou a ter uma importância maior.

A pasta térmica preenche as irregularidades entre as superfícies de contato, preenchendo os espaços e falhas existentes. Seu principal objetivo é otimizar a transferência de calor entre o processador (ou outro chip qualquer) e o cooler, ou seja, quanto melhor for a pasta, melhor será a transferência de calor, menor será a temperatura do processador e, para os entusiastas, maiores as chances de overclock.

Nessa "briga" paralela, surgiu de tudo, pastas com cobre, com prata, com componentes cerâmicos e com vários outros elementos, além das brancas genéricas, mais comuns e baratas, que são geralmente feitas de óxido de zinco e silicone. Agora, a empresa alemã Coollaboratory lançou uma nova pasta que promete pegar para sí o título de "melhor pasta térmica do mercado". Vamos ver se realmente ela merece esse título.

A pasta

Como dissemos acima, existem pastas com vários tipos de elementos, mas qual será o diferencial que a Coollaboratory tem para ser a melhor pasta do mercado? Resposta: metal líquido. Isso mesmo, a Coollaboratory desenvolveu um novo produto, oportunamente batizado de Liquid Pro, baseado em uma liga metálica que é líquido (ou quase) à temperatura ambiente. Sua consistência é parecida com a do mercúrio, mas não se comporta como tal, mesmo porque o mercúrio não faz parte de sua fórmula.

De acordo com o próprio fabricante:

O metal líquido Coollaboratory é 100% composto de ligas metálicas. Ele não contém nenhum tipo de aditivo não metálico, como silicone, óxidos etc. Ele também não inclui nenhum componente sólido. Por causa de sua composição, que é uma novidade no que se refere a pastas térmicas, ele possui um coeficiente de condutividade térmica entre 9 e 10 vezes melhor que a melhor pasta térmica existente, e 100 vezes melhor que a pasta térmica genérica. O metal líquido Coollaboratory tem sua composição otimizada para ser aplicado em coolers de cobre de alta qualidade. Não deve ser utilizado em coolers de alumínio!

Ele é líquido à temperatura ambiente (como o mercúrio), entretanto não é tóxico e tem alto poder de lubrificação entre materiais mais diversos. O metal líquido Coollaboratory se adere ao cooler e à CPU de forma eficaz. Ele não precisa de "cura". É claro, mesmo em caso de instalação vertical.

É importante frisar duas coisas:

  • o produto não deve ser aplicado de maneira nenhuma em alumínio, seu principal componente é o gálio, elemento químico que reage fortemente com o alumínio, corroendo-o ao longo do tempo.
  • por ser feito de metal, é altamente condutivo, ou seja, exige o máximo de cuidado em sua aplicação.
  • não precisa curar, ou seja, sua eficiência máxima ocorre no momento exato de sua aplicação.

Uma das coisas que está chamando a atenção de sites no exterior é sua composição química. Há muita divergência sobre isso, uns acham que é tóxica e outros não. A Coollaboratory nos enviou um relatório de análise química com aprovação do mercado comum europeu que atesta que a pasta Liquid Pro não é tóxica e não agride a natureza, atesta também que ela atende a diretiva RoHS (Restriction of Hazardous Substances ou Restrição de uso de Substâncias Nocivas). É lógico que isso também não justifica que ela seja consumida ou injetada no corpo .

Instalação

A pasta é fornecida em seringa plástica com uma agulha bem fina e precisa. A quantidade é suficiente para várias aplicações, já que é necessário apenas uma pequena "gota" para cobrir toda a superfície do processador. A seringa veio acondicionada em um envelope próprio (de bolhas) acompanhada de um folheto com instruções de aplicação e informações gerais sobre o produto.

 

Como dissemos acima, é necessário o máximo de cuidado em sua aplicação para evitar surpresas desagradáveis. O ideal é aplicar a pasta com o processador fora da placa-mãe. A Liquid Pro não é tão fácil de ser aplicada como as pastas térmicas tradicionais. O fabricante aconselha usar um pincel ou um cotonete, mas por experiência própria, fica mais fácil aplicá-la com um plástico limpo cobrindo o dedo. Sua facilidade em espalhar pela superfície vai depender do nível de limpesa da mesma, ou seja, se ela está livre se sujeiras e gorduras. Em casos extremos, o fabricante aconselha até mesmo lixar as superfícies a serem tratadas e limpar com álcool ou outro solvente orgânico (acetona) antes da aplicação da pasta.

 

Notem o socket nas imagens acima. Como podem perceber, comecei a espalhar a pasta com o uso de um pincel e com o processador no socket. Resultado: respingou um pouco da pasta e na hora de limpar ficou essa beleza aí. Mas foi só passar um pano umedecido com álcool isopropílico que tudo voltou ao estado normal .

A remoção é um pouco mais trabalhosa e exige esforço físico, pois o produto não sai com tanta facilidade. A Coollaboratory aconselha usar um limpador/polidor de metais e, se for o caso, lã de aço (o famoso Bombril) no caso de maior dificuldade.

 Página anterior - Introdução


OCBr NEWS versão 0.1b - Copyright © 2000-2002 OCBrasil

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/d1/e1/overclocker/public_html/nfooter.php on line 31
Pesquisa

WWW OCBrasil

Últimas
novidades
»DFI LANParty UT RDX200 CF-DR
»nVidia GeForce 6800GS versus 7600GT
»Pasta térmica Liquid Pro
»OCZ DDR PC-3200 Gold GX XTC
»Placa-mãe Biostar NF4ST-A9

Últimas
notícias

Últimas
do fórum

Copyright © 2000-2003 OCBrasil. Todos os diretitos reservados