Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Janeiro/2002
Swiftech MCXC370

Swiftech


O novo modelo MCXC370 da Swiftech difere do seu irmão menor MCX370 (que nós já testamos), praticamente apenas na base, agora ela é feita de cobre que, como a maioria deve saber, tem um poder de condução de calor bem melhor que o alumínio.

A base é bem espessa e muito bem polida. Apesar de não refletir como alguns outros coolers, não apresenta nenhuma falha ou marca visível a olho nú.

  

O design é basicamente o mesmo: são 188 pinos de alumínio com desenho helicoidal (parece um parafuso) e que tem por objetivo aumentar a área de dissipação (quase o dobro de acordo com a Swiftech).

  

Mas por que usar pinos de alumínio e não de cobre? Simples, o cobre conduz com maior rapidez o calor mas não libera esse calor para o ambiente na mesma velocidade, por isso é que vemos muitos coolers que tem a base de cobre e as aletas de alumínio (que tem as propriedades inversas ao cobre), e é por isso também que pode-se usar ventiladores menos potentes e barulhentos dos que são usados em coolers somente de cobre. O ventilador usado é o mesmo Papst de 33CFm do MCX370 e que é bem menos barulhento que o Delta Black. O único "senão" desse ventilador é que ele não possui sensor de rotação. Ele é apoiado em anéis de borracha para prevenir vibração e conseqüentemente diminuir o ruído, mas os anéis também tem a função de diminuir a turbulência embaixo da base do ventilador otimizando o fluxo de ar.

A instalação é super simples e fácil. O sistema usado também é parecido com o do MCX370 através de parafusos e molas, mas agora ele prende em todos os ganchos do socket o que garante maior firmeza, melhor contato entre o cooler e a CPU e maior segurança no caso de transporte.

  

Especificações
Dissipador
Tamanho
63.5 x 63.5 x 41.4 mm
Ventilador
Tamanho
60 x 60 x 25 mm
Voltagem
12 V
Velocidade
6850 RPM
Fluxo de ar
33 CFM
Nível de ruído
43 dBA
Peso
482 g


Como é feito o teste:

O teste foi feito em uma placa-mãe ASUS A7V133 (Duron 600@900Mhz, 1.80V, 43.9W de calor) e, para medir a temperatura, usamos os sensores do Enermax Temperature Monitoring Drive Rack. O gabinete (torre média ATX) não tem nenhum ventilador extra e a tampa lateral foi retirada.
Para a medição da temperatura da CPU, o sensor foi colocado junto ao core, e para a do ambiente o segundo sensor foi colocado a aproximadamente 2 cm acima do ventilador do cooler (click aqui para maiores detalhes de como é feito o teste).

Sensor da CPU  Sensor do Ambiente

Também fizemos a leitura usando o sensor da própria placa-mãe através do programa Motherboard Monitor (MBM), mas apenas para efeito de comparação.

Resumo da configuração usada no teste
Placa-mãe
ASUS A7V133
Processador
Duron 600@900Mhz
Voltagem
1.80V
Calor gerado
aprox. 43.9W
Duração dos testes
2 x 1 Hora


Resultados do teste:

Resultados
Temp. Amb. Temp.CPU Dif.Temp.°C/WMBM
°C27,339,712,40,28244,0
°F80,6102,922,30,508111,2

Como comparação, usamos o Thermalright SK6 por ser o melhor que já testamos, e o Swiftech MCX370, esse apenas para ilustrar o avanço de performance entre o novo modelo que usa cobre e alumínio e o antigo que usa somente alumínio.
Para fazer uma melhor comparação entre a performance entre os coolers testados por nós, verifique o gráfico abaixo:

Click para ver o gráfico

Temperatura da CPU (em °C)


Diferença de temperatura (CPU - ambiente)


Coeficiente °C/W


Conclusão:

Finalmente um cooler para competir com o Thermalright SK6, mas com a vantagem de ser bem mais silencioso, sem aquela zoeira de turbina do famoso Delta Black.
Mais uma vez a Swiftech mostrou a eficácia de seu design inovador e mostrou que, para ter uma excelente performance, nem sempre é necessário o uso de ventiladores barulhentos.
Pela sua construção robusta, pelo seu excelente método de instalação e pela excepcional performance, o MCXC370 da Swiftech é, sem dúvida, um dos melhores, senão o melhor, cooler já testado pela OCBrasil até hoje. E a performance poderá ser até maior com um ventilador mais potente pois o original tem "apenas" 33CFM !
O único ponto negativo que o impossibilitou de tirar nota máxima foi o preço (na faixa de U$48 lá fora). Mas se você não liga para isso, com certeza não vai se arrepender da compra.
Para quem tiver interesse, o pessoal da Swiftech está atrás de representantes no Brasil !

Nota:

9,5


Swiftech

Nossos agradecimentos ao pessoal da Swiftech, em especial ao Gabe Rouchon, por ter nos cedido o cooler para o teste.


Pontuação: o que significam as estrelas:

  • de 9 a 10 pontos: 3, 4 ou 5 estrelas de ouro
  • de 7,5 a 8,5 pontos: 3,4,ou 5 estrelas de prata
  • de 6 a 7 pontos: 3,4 ou 5 estrelas de bronze

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved