Lian Li Industrial Co., Ltd

XFX Graphics





GamesBrasil

MaximoPC

Setembro/2003
Review: MSI FX5600-VTDR128

Introdução:
A nVidia sempre foi conhecida por produzir os melhores e mais rápidos chips gráficos do mercado, com novidades sendo lançadas a cada 6 meses. Isso era possível porque seus principais concorrentes não conseguiam desenvolver um produto que pudesse ao menos chegar perto em termos de performance. Até que a ATi lançou no mercado sua linha de GPUs Radeon. Os novos chips causaram um certo reboliço no mercado, pois começaram a ameaçar a posição de líder que a nVidia tinha até então, tanto a nível de performance quanto de funções. Para reverter o quadro novamente a seu favor, a nVidia começou a apostar suas fichas no desenvolvimento de um novo produto que prometia colocar ordem nas coisas. Mas houve uma demora no lançamento, além de problemas de aquecimento nos chips topo de linha, o que levou o mercado a mais uma vez voltar os olhos para a ATi. Mas finalmente a nVidia conseguiu dar jeito nas coisas e lançou sua linha GeForce FX em substituição à GeForce 4. Só resta saber uma coisa: será que ela consegue tomar de volta o lugar de dona do chip mais poderoso?


O chip:
A linha GeForce FX é composta pelos modelos GeForce FX5200, FX5600, FX5800 e FX5900. As principais diferenças com relação ao GeForce 4 ficam por conta de novas rotinas de shader (CineFX Engine), 8 canais de renderização de 128-bits e a tecnologia Intellisample (menos no FX5200), sem contar a total compatibilidade com o DirectX 9 e AGP 8x. Seu nicho de mercado são os usuários que procuram uma placa compatível com DirectX 9 que tenha boa performance por um preço razoável.
Algumas características:

  • CineFX Shading Architecture: DirectX 9.0 e Vertex Shader 2.0+.
  • High-Performance, High-Precision, 3D Rendering Engine: 8 canais de cálculo de 128bits.
  • High-Performance 2D Rendering Engine: Multi-buffering.
  • Intellisample: sistema antialiasing de alta-performance e compressão de cor.

 
GF4 Ti4200-8x
FX5600
FX5600 Ultra
Chip
clock
250MHz
325MHz
400MHz
pixel pipelines
4
4
4
pixels/sec.
1 bilhões
1,3 bilhões
1,6 bilhões
texels/sec.
2 bilhões
1,3 bilhões
1,6 bilhões
 
Memórias
clock
512 MHz
550 MHz
700 MHz
bandwidth
8,2 Gb/s
8,8 Gb/s
11,2 Gb/s

Não vamos entrar em detalhes sobre o chip pois nosso objetivo é apresentar a vocês a placa MSI FX5600-VTDR128.


A placa:

A MSI FX5600-VTDR128 é o modelo com o chip FX5600 mais completo da MSI. Além dos 128Mb de memória, a placa tem o circuito VIVO para captura de vídeo (digitalização), possui o sistema Twin-BIOS, ou seja, contém duas BIOS, sendo uma de backup (assim como as placas-mãe da Gigabyte) e monitoramento do hardware (voltagens, temperatura, etc.). Isso tudo em uma placa pequena, do mesmo tamanho de uma GeForce4 Ti4200.

  

Ao contrário do enorme cooler padrão da nVidia usado na GeForce FX5800 (já descontinuado), que ocupa o espaço de um slot PCI a mais, a MSI adotou uma solução própria, chamada de "T.O.P. Tech Cooling", que, além de ser bem menor, tem uma excelente capacidade de refrigeração e é bastante silencioso. O cooler é suficientemente grande para resfriar a GPU (Graphics Processor Unit) e também as memórias, tudo em uma peça única. Além disso há um outro dissipador nas parte de trás da placa que serve para refrigerar a parte traseira da GPU e as outras memórias que ficam desse lado da placa.

Os conectores traseiros são os normais para placas desse nível: um conector VGA padrão, um DVI e um especial onde é instalado o adaptador VIVO especial (mais sobre ele abaixo).


O pacote:
O visual e o tamanho da embalagem impressionam já à primeira vista. O visual dá a dica do público-alvo principal da placa: os gamemaníacos, e o tamanho guarda um pacote com vários acessórios e programas, incluindo, é claro, 3 jogos na versão full e outros na versão demo (um CD com 7 jogos).

 

Além dos CDs de programas e drivers, também vem incluído no pacote um controle remoto, um adaptador DVI-VGA, um adaptador com sensor do controle remoto e entradas e saídas de vídeo (adaptador VIVO), e ainda o manual.


Programas:
CDs com programas não faltam, são 11 no total, sendo 5 de jogos e o restante de utilitários e drivers.

Utilitários:
    • MSI Beyond 3D CD (drivers e outros utilitários)
  • MSI Media Center Deluxe II
  • MSI 3D Desktop
  • Intervideo WinDVD 5.1
  • Intervideo WinProducer/WinCoder v2.0
  • Virtual Drive 7 Professional + RestoreIt 3
Jogos:
    • The Elder Scrolls III: Morrowind (full)
  • Tom Clancy's Ghost Recon (full)
  •
Duke Nukem: Manhattan Project (full)
  •
MSI Games Collection (7 demos)


Controle remoto:
Um dos atrativos da placa,além da captura de vídeo, é o controle remoto para ser usado em conjunto com o programa MSI Media Center Deluxe II. Com esse conjunto, podemos assistir DVDs, ver filmes gravados no HD, ouvir músicas, ver album de fotografias, e, se você tiver instalado o MSI TV Turner (comprado à parte), também é possível assistir aos programas da televisão, controlando tudo sem sair da poltrona, como em um sistema home-theater.


Adaptador VIVO:
Ainda há o adaptador VIVO que é conectado à parte traseira da placa. Esse adaptador tem entradas e saídas de vídeo nos padrões S-Video (SVHS) e Composto. Na saída, podemos conectar um televisor para assistirmos a um vídeo do computador ou substituir o monitor de vídeo. Na entrada, podemos conectar uma fonte de vídeo qualquer para ser digitalizada através do programa Intervideo WinProducer/WinCoder v2.0 e gravada no HD, como as fitas de futebol, da novela, do batizado...

No adaptador há ainda o sensor do controle remoto e a chave para acessar a Twin BIOS (escolher qual BIOS usar).


Overclocking:

3D Turbo Experience: A MSI inclui no pacote um software específico para monitoramento e overclock, no qual é possível verificar a temperatura do chip, a velocidade do cooler, ajustar o brilho e contraste e também definir as as voltagens de alimentação (do chip e das memórias) e frequências para a GPU e para as memórias.
Estranhamente, o programa mostrava informações erradas sobre as frequências, tanto da GPU quanto das memórias (100 e 45MHz). Esse problema também foi detectado por outros sites. Por isso, não usamos esse programa para overclock, preferimos usar o velho e conhecido Coolbits.

O máximo de overclock que consegui, sem apresentar nenhum tipo de problema (travamentos, problemas com a imagem, etc), foi 349Mhz (original 325Mhz) para o chip gráfico e 655Mhz (original 600Mhz) para as memórias. O overclock não foi tão grande quanto o que conseguimos com a Palit Daytona FX5200 Ultra, como podemos ver no gráfico abaixo, o aumento de desempenho no 3DMark03 foi de 213 pontos.


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved