Menu

Colaboradores

Parceiros

GamesBrasil

CasemodBR

MaximoPC

AMDBoard

OCPortugal

OC-Zone

BR Computadores

Galpão 22

BIOS & Drivers
BIOS
Drivers

Teste - Placa-mãe Biostar NF4ST-A9

Introdução

A Biostar é conhecida por oferecer produtos de qualidade a baixo custo, apesar de não ser muito difundida em terras tupiniquins. A marca oferece, além de placas-mãe, placas de vídeo (baseadas nos chips da nVidia), computadores SFF (Small Form Factor) e outros produtos para informática e entretenimento. Hoje vamos apresentar a vocês a placa-mãe NF4ST-A9 para a plataforma AMD 64 com socket 939.

Biostar

O chipset

A Biostar NF4ST-A9 é baseada no já conhecido chipset nForce4 da nVidia, que é responsável por integrar várias controladoras (IDE, Serial ATA, Raid, som, portas USB, etc.), reunindo quase todas as funções necessárias em um só encapsulamento. Como os processadores Athlon64 da AMD possuem a controladora de memória embutida, não existe mais a necessidade da configuração Northbridge/Southbridge, comum em placas anteriores e de outras plataformas, isso diminui os custos de fabricação e também o tempo necessário para desenvolvimento e projeto de uma nova placa-mãe.

nVidia nForce4

A placa-mãe

Apesar de ser voltada para o mercado entry-level e de baixo custo, nós podemos perceber que a Biostar se preocupou em diferenciar seu produto dos seus concorrentes diretos. Isso pode ser percebido pela adoção da cor vermelha da placa-mãe, pela diferenciação por cor dos canais de memória DDR, facilitando a instalação dos módulos de memórias em modo dual e adoção de cores nos plugs de conexões frontais dos leds indicadores e dos botões liga/desliga e reset, também para facilitar a vida do instalador.

 

Um grande diferencial da placa-mãe NF4ST da Biostar é a presença de um slot XGP (Xtreme Graphic Port). Esse slot permite que placas gráficas do padrão AGP (somente algumas placas 8x) funcionem nessa placa-mãe (como sabemos, o nForce4 não dá suporte ao padrão AGP). Na verdade, esse slot não é um "verdadeiro" slot AGP, e sim uma derivação do bus PCI, ou seja, a placa gráfica é tratada como se fosse uma placa PCI, e isso acarreta a perda de 30 a 50% de sua performance original. O principal objetivo dessa funcionalidade era possibilitar a migração para a nova plataforma de 64bits da AMD sem precisar investir em uma nova placa gráfica (PCI-e).

Outra integrante da mesma família da NF4STé a NF4UL-A9, que, apesar de usar a mesma placa de circuito impresso, é baseada na versão Ultra do nForce4, além de também oferecer portas Firewire 1394. Como principais características da NF4ST-A9 podemos destacar: som de 8 canais, rede Gigabit, suporte a memórias Dual Channel, controladora Raid, portas Serial ATA, saída de som SPDIF e portas USB 2.0. Um ítem a mencionar é a falta de portas Firewire, comum na maioria das placas-mãe.

Características da placa-mãe
Processadores
AMD Athlon64, X2, FX e Sempron (Socket 939)
Chipset
nVidia nForce4
FSB
de 200MHz a 300MHz (em incrementos de 1 MHz)
Memória
4 slots para DDR (dual channel) - máximo: 4GB
Slots de expansão
1 slot PCIe x16
2 slots PCIe x1
3 slots PCI
1 slot Xtreme Graphics Port (AGP 8X)
Portas SATA
4 saídas SATA 1.0 (1,5Gb/s)
Portas IDE
2 canais ATA133, máximo de 4 Hds
Onboard USB 2.0
4 onboard com saída traseira e opção para mais
6 através de cabos extras (não incluídos)
Rede
Gigabit PCIe Ethernet (Vitesse VXC8201 PHY)
Áudio
Realtek ALC850 8-Channel
Conexões traseiras
1 porta PS/2 para teclado e 1 para mouse
1 porta paralela (impressora)
1 porta serial (a segunda saída é opcional)
1 conector RJ-45 para rede
4 portas USB 2.0
6 portas de áudio (8 canais)

Outras características

RAID:
O suporte a RAID (Redundant Array of Independent Disks) é feito pelo próprio chip nForce4. Através dele é possível combinar drives SATA e IDE nas configurações RAID 0, 1 e 0+1.

Rede:
A NF4ST usa o chip de rede SimpliPHY VSC 8201RX da Vitesse trabalhando em conjunto com o nVidia Gigabit MAC do próprio nForce4 e oferece suporte a redes Ethernet 10/100/1000Base-T. O grande diferencial do chip da nVidia é que ele possui a tecnologia ActiveArmor Firewall, ou seja, a rede fica protegida por um sistema de firewall de hardware embutido no próprio chip.

Áudio:
A placa-mãe usa o chip ALC850 como codec de som que oferece até 8 canais. A desvantagem da NF4ST no que diz respeito ao som é a falta de uma saída SPDIF, a placa possui apenas uma entrada.

Super I/O:
O monitoramento de temperatura e controle de velocidade de ventoinhas fica a cargo do chip ITE IT8712F. Ele também é responsável pelo floppy drive, pelas portas seriais e paralela.

 Página anterior - Introdução


OCBr NEWS versão 0.1b - Copyright © 2000-2002 OCBrasil

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/d1/e1/overclocker/public_html/nfooter.php on line 31
Pesquisa

WWW OCBrasil

Últimas
novidades
»DFI LANParty UT RDX200 CF-DR
»nVidia GeForce 6800GS versus 7600GT
»Pasta térmica Liquid Pro
»OCZ DDR PC-3200 Gold GX XTC
»Placa-mãe Biostar NF4ST-A9

Últimas
notícias

Últimas
do fórum

Copyright © 2000-2003 OCBrasil. Todos os diretitos reservados