Menu

Colaboradores

Parceiros

GamesBrasil

CasemodBR

MaximoPC

AMDBoard

OCPortugal

OC-Zone

BR Computadores

Galpão 22

BIOS & Drivers
BIOS
Drivers

Teste - Memórias OCZ Gold GX XTC DDR400

Introdução

O mercado de memórias para computador está entrando em um novo padrão. Liderado pela gigante Intel, o Jedec, consórcio responsável por ditar as regras de funcionamento das memórias, desenvolveu o padrão DDR2 em substituição, ou em complementação, ao padrão DDR convencional. A grande inovação é a velocidade de transmissão, superior ao padrão atual, mesmo com timmings mais relaxados. Apesar disso, a AMD continuou apostando no padrão DDR, que tem a seu favor o grande número de opções de fornecedor, uma grande base de usuários já instalada e o preço mais baixo. Agora a AMD também está adotando as memórias DDR2 e fica no ar a pergunta: vale à pena investir em memórias DDR? A resposta é clara para quem, por enquanto, não pensa em fazer upgrade de sua máquina, mas e para os fabricantes, vale à pena ainda investir em novos lançamentos para esse mercado. A OCZ acha que sim, e lançou uma nova geração de memórias DDR de alta performance e com exclusivo sistema de refrigeração. E é essa nova geração que nós vamos apresentar a vocês hoje.


Sobre a OCZ:

A OCZ Technology dispensa apresentações. Ela começou de forma modesta, oferecendo coolers de alta performance. Quem não se lembra dos famosos coolers Gladiator, sonho de todo overclocker e que deu início à corrida por melhores coolers para os processadores Athlon XP? Hoje ela cresceu bastante, é mais conhecida pelos seus módulos de memória e pelas fontes de alimentação, produtos cujo foco principal são os consumidores mais exigentes, overclockers e entusiastas.

OCZ Technology

OCZ Gold GX XTC

O módulo OCZ Gold GX XTC é o mais novo membro da família Gold GX de memórias de alta performance. A principal novidade dessa nova linha é o exclusivo dissipador XTC, o resto segue o padrão OCZ de qualidade: componentes selecionados e testados um a um, garantindo assim que cada um deles atenda aos requisitos mínimos de qualidade e performance.

OCZ Technology

XTC é o acrônimo para Xtreme Thermal Convection, algo como Transferência Extrema de Calor. Sua principal característica é o uso de uma tela com aberturas em forma de colméia, ao invés de adotar um dissipador sólido. A idéia por trás desse design é que as aberturas proporcionam uma maior ventilação e dissipação do calor gerado, uma vez que o ar passa a ter contado direto com os circuitos e chips de memória. Para saber mais sobre essa tecnologia, visite o site da OCZ.

nVidia nForce4

Sem dúvida nenhuma, o novo dissipador XTC confere um visual muito mais moderno e bonito, saindo um pouco da mesmice que reina entre as outras marcas disponíveis, mesmo com algumas apresentando um ou outro detalhe diferente, mas que no conjunto sempre parece o mesmo. E o Z, marca registrada da OCZ tem lugar de destaque no visual, como não poderia deixar de ser.

Um detalhe que nos chamou atenção, assim como outros sites de testes mundo afora, foi o uso de uma etiqueta de garantia que fica colada justamente sobre a tela. Ora, se ela possui aberturas justamente para otimizar a dissipação de calor, será que essa etiqueta não estaria bloqueando o fluxo de ar, reduzindo dessa maneira o potencial do dissipador?

Características

As memórias OCZ Gold GX XTC usam o chip WinBond UTT BH5, famoso pelo seu poder de overclock e por gostar de voltagens altas. Outro fator que indica a preocupação da OCZ em fornecer um material de alta performance e confiabilidade é o uso da placa Brainpower 808, também bastante conhecida e conceituada pelos usuários mais exigentes.

 

Especificações
400MHz DDR
CL 2-2-2-5 (Cas-Trcd-Trp-Tras)
Também disponível em módulos de 512MB
Unbuffered
Dissipador dourado XTC
Garantia vitalícia
2,8 Volts
184 Pin DIMM
EVP - Extended Voltage Protection
ULN - Ultra Low Noise

Além do dissipador XTC que já mencionamos acima, também vale à pena falar sobre as tecnologias ULN e EVP:

  • EVP - Extended Voltage Protection: garante ao usuário usar as memórias com voltagem de 3V ± 5% sem perder a garantia (vdimm máximo de 3,15V).
  • ULN - Ultra Low Noise: tecnologia que usa placa de circuito impresso com várias camadas (layers), isso reduz os ruídos elétricos (interferências), permitindo atingir altas frequências e mantendo a estabilidade.

Embalagem

A embalagem não tem nada de extravagante, apenas um blister plástico comum a vários produtos. O cartão que acompanha o produto trás apenas informações básicas e selos de aprovação de vários sites de testes mundo afora.

 

Outras fotos

     

 

 Página anterior - Introdução


OCBr NEWS versão 0.1b - Copyright © 2000-2002 OCBrasil

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/d1/e1/overclocker/public_html/nfooter.php on line 31
Pesquisa

WWW OCBrasil

Últimas
novidades
»DFI LANParty UT RDX200 CF-DR
»nVidia GeForce 6800GS versus 7600GT
»Pasta térmica Liquid Pro
»OCZ DDR PC-3200 Gold GX XTC
»Placa-mãe Biostar NF4ST-A9

Últimas
notícias

Últimas
do fórum

Copyright © 2000-2003 OCBrasil. Todos os diretitos reservados