GamesBrasil

MaximoPC

Novembro/2002
Review: Palit Daytona GeForce 4 Ti4200

Palit Microsystems:
A Palit (ou UrChoice nos EUA), marca já conhecida no Brasil, está no mercado desde 1988 e atendia principalmente o mercado OEM, mas hoje ela conta com uma linha própria de placas gráficas, voltadas para revenda e OEM: a Palit Daytona.

Palit Daytona


Introdução:
Devido à grande diferença de performance entre os modelos topo de linha GF4 Ti4400 e GF4 Ti4600 em relação aos da família GF4 MX (a GF4 Ti4600 até então dominava o mercado como sendo o mais rápido chip do mercado), a nVidia resolveu lançar uma versão mais "mansa" e barata do NV25, e lançou então o GF4 Ti4200, voltada para o público gamemaníaco que quer uma placa com bom desempenho, compatível com as últimas novidades em jogos DirectX 8 e com boa qualidade de imagem, sem gastar uma fortuna com a GF4 Ti4600. A GF4 Ti4200 está disponível em dois modelos: com 64MB de memória (rodando a 500MHz) e 128MB (de 440MHz) e hoje é a mais popular entre os modelos GF4 Ti.
Hoje nós vamos dar uma olhada na Palit Daytona GF4 Ti4200 de 64MB.


O chip:
O NV25 é hoje o topo de linha dos chips gráficos da nVidia e é totalmente compatível com o DirectX 8. A família é dividida em três versões, por ordem de performance: Ti4200, Ti4400 e Ti4600. A principal diferença em relação aos chips da família MX4xx é a presença das funções Pixel Shader e Vertex Shader embutidas no próprio chip.
Algumas características do NV25:

  • nView Display Technology: evolução do TwinView (uso de vários monitores simultaneamente).
  • Accuview Antialiasing: sistema antialiasing de alta-performance.
  • Lightspeed Memory Architecture II: 4 controladoras independentes de memória DDR de 128bits.
  • nfiniteFX II Engine: funções programáveis como Pixel e Vertex Shaders, deformações procedurais, efeitos de neblina, etc.

 
GF4 MX440
GF4 Ti4200
GF4 Ti4400
GF4 Ti4600
Chip
clock
270MHz
250MHz
275MHz
300MHz
pipelines
2
4
4
4
vértices/sec.
34 milhões
113 milhões
125 milhões
136 milhões
texels/sec.
1,1 bilhões
4 bilhões
4,4 bilhões
4,8 bilhões
 
Memórias
clock
400 Mhz
500 MHz
550 MHz
650 MHz
bandwidth
6,4 Gb/s
8 Gb/s
8,8 Gb/s
10,4 Gb/s

Outras características:

  • Integrated Hardware Transform & Lighting engine
  • NVIDIA Shader Rasterizer
  • True Reflective Bump Mapping
  • Cube Environment Mapping
  • 32-bit Color with 32-Bit Z/Stencil Buffer
  • High Performance 2D Rendering engine
  • Multi-Buffering (Double, Triple, Quad)
  • 2 dual-rendering pipelines
  • 4 texels per clock cycle
  • nVidia Video Processing Engine (VPE)

A placa:

O design e o projeto seguem o desenho de referência da nVidia e não há muita diferença entre ela e as demais do mercado, talvez apenas os componentes usados sejam diferentes e a cor da placa, que no caso é violeta.

  

As memórias usadas são da EtronTech de 4ns e 500Mhz, e os 64Mbs de memória estão divididos entre as duas faces da placa.

A parte traseira da placa tem o conector padrão para monitor VGA e saída S-VHS para ligar na TV, faltou o conector DVI, que é bastante comum em outras placas, mas para ser sincero, não vejo muita utilidade nele (alguns modelos da Palit têm esse conector).

O cooler também tem o desenho padrão da nVidia, mudando apenas o grafismo, que segue o mesmo usado na embalagem.


O pacote:
O visual da embalagem mostra um piloto sentado em um cockpit de um carro de corrida, fazendo alusão ao nome Daytona (a famosa corrida) demonstrando, ou pelo menos tentanto demonstrar, seu principal objetivo: performance.

 

Apesar do tamanho da caixa, a placa vem acompanhada apenas do CD de instalação e mais nada, nem mesmo um cabo para TV. Quem procura por uma placa com softwares ou hardwares extras, comuns a outras marcas, vai ficar decepcionado. Resultado da estratégia de marketing da Palit: vender o melhor pelo menor preço.


64MB versus 128MB:
Mesmo tendo "apenas" 64Mb de memória, a performance desse modelo é relativamente superior a da com 128Mb, devido à maior capacidade de tráfego de dados, já que suas memórias rodam a uma velocidade de 500MHz, contra 444MHz do outro modelo. Mas quando colocamos as duas com a mesma velocidade, as posições se invertem, há um pequeno aumento de performance do modelo com 128Mb em relação ao com 64Mb, diferença que poderá ser mais sentida quando começarem a lançar jogos que efetivamente usem toda essa capacidade.


Overclocking:
Eu usei o CoolBits, que é um pequeno programinha (cerca de 100bytes) que altera a Registry para habilitar as funções de overclock do driver DetonatorXP (as opções podem ser mudadas no painel de controle) e o máximo que consegui com essa placa sem nenhum tipo de problema (travamentos, problemas com a imagem, etc) foi 315Mhz (original 250Mhz) para o chip gráfico e 585Mhz (original 500Mhz) para as memórias. Para se ter uma idéia, essa configuração é superior à original da GeForce 4 Ti4400.

(click aqui para download do CoolBits)



 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved