Menu

Colaboradores

Parceiros

GamesBrasil

CasemodBR

MaximoPC

AMDBoard

OCPortugal

OC-Zone

BR Computadores

Galpão 22

BIOS & Drivers
BIOS
Drivers

Teste - Placa-mãe DFI LANParty UT RDX200 CF-DR

Introdução

É público e notório a guerra pelo titulo de melhor chip gráfico do mercado entre as gigantes nVidia e ATi. Agora essa briga está chegando ao mercado de chipsets para placas-mãe, mercado até então liderado com folga pela nVidia, principalmente em placas para os processadores AMD. A ATi não quer ficar de fora desse mercado e também passou a oferecer soluções nessa área.

Hoje nós vamos mostrar vocês a placa-mãe DFI LANParty UT RDX200 CF-DR que utiliza o chipset ATI Radeon Xpress 200, hoje rebatizado para CrossFire Xpress 1600, o primeiro da ATi a se apresentar para a "guerra".


O fabricante:
A DFI não tinha, até há algum tempo atrás, muita penetração no mercado topo de placas-mãe, até então dominado pela Asus e Abit. Isso até ela lançar a linha LANParty, voltada para os entusiastas e amantes do overclock. À partir daí ela ganhou mercado, se tornou um sucesso de vendas e a marca DFI passou a ser sinônimo de placas rápidas e confiáveis. Resta saber se ela vai conseguir com a RDX200 e o chipset ATi o mesmo sucesso que conseguiu com suas placas que utilizam o chipset da nVidia.

DFI

O chipset

O chipset ATI Radeon Xpress 200 (ou CrossFire Xpress 1600) é a resposta da ATi ao padrão SLI desenvolvido pela nVidia, ou seja, também é capaz de sincronizar duas placas de vídeo de padrão PCI-express como se fossem uma, resultando em maior performance gráfica. A ATi batizou seu sistema de Crossfire. O grande diferencial entre os chipsets dos dois fabricantes é que, ao contrário da nVidia, a ATi resolveu não abandonar o esquema tradicional Northbridge e Southbridge.

DFI

Ao northbridge cabe o controle e acesso direto ao processador, às memórias DDR e também a 22 canais PCI-e, sendo 16 reservados para a placa gráfica (ou 2 de 8 no caso do Crossfire), 4 para slots PCI-e X1 e 2 para acesso ao Southbridge.

Ao southbridge, que na DFI RDX200 é o SB450 da própria ATi, cabe prover acesso aos slots padrão PCI e demais periféricos. Nesse caso eles são: 4 portas Serial ATA e 2 portas IDE, 8 portas USB 2.0 e som padrão AC97.

Ao utilizar essa configuração dual-chip, ou seja, Northbridge e Southbridge, a ATi pretende oferecer maior flexibilidade aos fabricantes de placas-mãe, já que outros chips podem ser usados e com outras opções de periféricos.

nVidia nForce4

 Página principal


OCBr NEWS versão 0.1b - Copyright © 2000-2002 OCBrasil

Warning: mysql_fetch_array(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/storage/f/d1/e1/overclocker/public_html/nfooter.php on line 31
Pesquisa

WWW OCBrasil

Últimas
novidades
»DFI LANParty UT RDX200 CF-DR
»nVidia GeForce 6800GS versus 7600GT
»Pasta térmica Liquid Pro
»OCZ DDR PC-3200 Gold GX XTC
»Placa-mãe Biostar NF4ST-A9

Últimas
notícias

Últimas
do fórum

Copyright © 2000-2003 OCBrasil. Todos os diretitos reservados