Hosted by:
Trans World Internet
  
  
  
  
  
  
  
  




GamesBrasil

MaximoPC

Novembro/2001
Noisecontrol Silverado

Com a chegada dos novos e potentes processadores, o mercado começou a receber mais e mais modelos de coolers, desde os tradicionais de alumínio até os de cobre.
Projetos bem mais elaborados também começaram a ser desenvolvidos, assim como o uso de novas tecnologias (como o CPU Radiator Zen), sem contar as soluções Peltier e Watercooling, mas essas, além de caras, tem uma complicada manutenção e instalação.
Os desenvolvedores descobriram também que seria quase impossível fazer um cooler com boa performance sem um grande fluxo de ar para poder dissipar o calor com eficiência, então surgiram os ventiladores de alta rotação e alto nível de ruído, entre eles o famoso Black Delta.
Daí surgiu a necessidade de procurar outros métodos de refrigeração que não fossem tão barulhentos.
Um desses fabricantes, a empresa alemã A Conto Noisecontrol, decidiu apostar em novos materiais, como a prata que é um dos melhores (e caros) condutores de calor sem abrir mão da simplicidade do projeto. Surgiu então o famoso Silverado, que é um cooler comum feito de alumínio e base de prata 99,9% pura e que usa dois blowers, ao invés dos ventiladores tradicionais, e que são bem mais silenciosos.

A Conto Noisecontrol


O cooler:

Junto com o cooler vieram:
  • 3 cabos adaptadores que servem para diminuir a voltagem (para 6V, 8V e 10V) dos blowers, reduzindo ainda mais o barulho e conseqüentemente a performance;
  • um kit com anéis de borracha (de acordo com as instruções elas devem ser instaladas) que devem ter a função de proteger o core da CPU, como um shim;
  • uma seringa com pasta-térmica;
  • os manuais (em inglês e alemão) de montagem.
Kit

Como dissemos anteriormente, o cooler tem um desenho tradicional e é feito de alumínio, mas sua base é que guarda o segredo de sua performance: um bloco de prata pura de 50g que é polida e perfeita, como um espelho, parafusada na base do dissipador (e que não pode, de maneira alguma, ser removido).

  

Por usar blowers ao invés de ventiladores normais, ele é bastante alto, cerca de 12 cm, o que impossibilita seu uso em gabinetes mini ATX ou com restrições de espaço, mas não é muito largo, cabe em quase todas as placas-mãe.

  

Cada blower, Nidec Gamma28, gera, no máximo, cerca de 10 CFM (21 no total). Não é muito se compararmos a outros ventiladores do mercado, mas é extremamente silencioso, mesmo em 12V, e dá conta do recado.

 

Instalação:
A instalação é bastante simples. É possível instalá-lo apenas com os dedos, mas para removê-lo é preciso um pouco de ginástica pois o clip não possui nenhuma ranhura para o uso de uma chave-de-fenda para facilitar a sua retirada.

De acordo com manual, é necessário o uso dos anéis de borracha para prevenir qualquer problema na instalação, como a quebra das quinas do processador.

Nós não os usamos, pois preferimos usar o Cooper Shim da Thermaltake. Também não é recomendado que se transporte o computador com o Silverado instalado pois pode ocorrer alguns acidentes devido ao seu tamanho e peso.

 

Especificações
Tamanho total
Tamanho
80 x 56 x 113 mm
Dissipador
Tamanho
80 x 56 x 36 mm
Ventilador (cada)
Tamanho
80 x 28 x 70 mm
Voltagem
12 V (opções de 6V, 8V ou 10V)
Velocidade
3100 RPM em 12V
Fluxo de ar
10,5 CFM (estimado) em 12V
Nível de ruído
-


Como é feito o teste:

O teste foi feito em uma placa-mãe ASUS A7V133 (Duron 600@900Mhz, 1.80V, 43.9W de calor) e, para medir a temperatura, usamos os sensores do Enermax Temperature Monitoring Drive Rack. O gabinete (torre média ATX) não tem nenhum ventilador extra e a tampa lateral foi retirada.
Para a medição da temperatura da CPU, o sensor foi colocado junto ao core, e para a do ambiente o segundo sensor foi colocado a aproximadamente 2 cm acima do ventilador do cooler (click aqui para maiores detalhes de como é feito o teste).
Também fizemos a leitura usando o sensor da própria placa-mãe através do programa Motherboard Monitor (MBM), mas apenas para efeito de comparação.
Do kit de adaptadores, usamos apenas o de 12V (máxima performance) e o de 6V (mínimo ruído) pois assim poderemos ter uma idéia da performance dos outros dois (8V e 10V).


Resultados:

Resultados - 6 Volts
Temp. Amb. Temp.CPU Dif.Temp.°C/WMBM
°C30,550,219,70,44953,0
°F86,9122,435,50,809127,4

Resultados - 12 Volts
Temp. Amb. Temp.CPU Dif.Temp.°C/WMBM
°C29,645,515,90,36248,0
°F85,3113,928,60,651118,4


Temperatura da CPU (em °C)


Diferença de temperatura (CPU - ambiente)


Coeficiente °C/W


Conclusão:

Com o Silverado, a Noisecontrol provou que não é necessário o uso de dissipadores feitos todos de cobre e ventiladores barulhentos para ter uma performance aceitável em processadores com a velocidade padrão ou com pouco overclock (em 12V).
É claro que o Silverado não compete com o Thermalright SK6 ou o Globalwin CAK38, mas esses usam o barulhento ventilador Delta enquanto que o barulho do Silverado em 12V é quase imperceptível, já em 6V, parece que não está nem ligado.
Para quem tem bala na agulha (ou dinheiro no bolso ) e não abre mão do silêncio, esse cooler da Noisecontrol é sem dúvida uma das melhores opções.

Pontos pró:

  • excelente performance
  • baixo nível de ruído

Pontos contra:

  • preço (mais ou menos U$70 lá fora)
  • tamanho

Nota:

8/10

Recomendado


A Conto Noisecontrol

Nossos agradecimentos ao pessoal da Noisecontrol por ter nos cedido o cooler para o teste.

 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved