GamesBrasil

MaximoPC

SOYO
Setembro/2002
Teste: Gabinete Solid Tuning

A Casemall é uma das responsáveis por mudar a mesmice dos gabinetes encontrados no Brasil. Ela distribui gabinetes das mais variadas formas e modelos, desde os tipo mini até servidores. E para atender aos apaixonados por modificações, ela está trazendo ao Brasil algumas novidades nessa área, e uma delas é o gabinete Solid Tuning, cujo teste vocês poderão ver logo abaixo.

O exterior

A linha Tuning da Casemall é o grande atrativo para os amantes das modificações, pois já vem de fábrica com uma janela lateral em acrílico, a última moda em modificações, e que deixa grande parte da placa-mãe visível. A linha é composta por dois modelos: o Solid (nas cores preta, prata ou branca), que é o apresentado hoje, e o Nest (somente em preto ou branco). O que diferencia os dois modelos é apenas a parte frontal do gabinete (e um detalhe iluminado na frente do Nest).

 

A frente do gabinete é preto fosco com detalhes em cromado, causando um impacto bastante interessante no visual, ela é de plástico e nos passa a sensação de ser emborrachado ao toque dos dedos.

  


Existe duas tampas móveis para drives de CD ou DVD e servem para mantér o visual do gabinete.

Não vou entrar em detalhes, pois, como diz o ditado, "uma imagem valem mais do que mil palavras".

  

O interior

Características
Tipo
Middle
Dimensão (mm)
200*480*440
Baias
5.25"
5
3.5"
5 (sendo 2 externas)
Motherboard
ATX e Pentium4
Slots
7

Infelizmente a construção desse gabinete não é tão robusta quanto o Nobless ou o Mirror, mas segue o padrão dos outros encontrados no mercado. Também não houve a mesma preocupação quanto a proteção contra possíveis cortes nas chapas, apesar delas não serem tão afiadas como em alguns gabinetes.

Espaço interno é o que não falta, são 5 baias para drives de 5.25" (drives de CD ou DVD e outros) e 5 para drives de 3.5" (HDs, Zip drive, drive de disquete, etc) sendo duas com acesso frontal e outras três internas.

Para a ventilação, existe apenas um lugar para um ventilador de 80mm na frente e para dois de 80mm na parte de trás do gabinete, mas é suficiente para propicionar uma excelente refrigeração interna.

É preciso ficar atento na escolha dos ventiladores que serão usados, pois isso pode causar problemas no fluxo de ar. Explicando melhor: o ventilador que for usado na frente, deverá ter maior capacidade do que a soma dos dois traseiros para balancear a pressão interna e não comprometer o resfriamento interno (isso sem contar o que já existe na fonte de alimentação).

  

Outro atrativo desse gabinete são as conexões frontais e de fácil acesso para fones de ouvido, microfone, Firewire e USB. As conexões para o fone, o microfone e Firewire são externas, ou seja, os cabos terão que ser posicionados de uma tal maneira que possibilite suas conexões com os plugs originais (geralmente na parte de trás do micro). Para fazer a conexão dos conectores USB é bem mais complicado, é necessário ter o manual da placa-mãe à mão, pois a conexão é feita pino a pino, já que não há muita padronização desse conector nas diversas placas-mãe.

  

As tamplas laterais são de fácil remoção pois, assim como o Mirror e o Nobless, os parafusos que as prendem são do tipo que não necessitam chave-de-fenda.

A placa-mãe fica presa em bases de plástico que são afixadas ao gabinete.

Mas o grande diferencial é mesmo a janela lateral, na medida, como já dissemos antes, para os amantes das modificações, ou para aqueles que simplesmente querem deixar à mostra o seu equipamento, afinal de contas, se você gastou uma grana em uma placa-mãe diferente ou em um cooler legal, que mal há em deixar isso à mostra?

A tampa (me parece que é feita de policarbonato) é presa por travas metálicas, o que a torna praticamente impossível de ser removida, a não ser que inutilizemos as travas.
Infelizmente, não tenho nenhuma lâmpada neon para colocar dentro do gabinete para realçar o visual, quem sabe na próxima...

Conclusão

O Solid Tuning foi feito na medida para quem quer um gabinete com um visual ainda mais diferenciado, sua frente é bastante bonita e a janela lateral dá um tom de "modernidade" ao micro. Com uma lâmpada neon (ou outro tipo de iluminação interna), o visual deverá ficar ainda mais interessante.

Pontos pró:

  • visual
  • janela lateral de fábrica
  • conexões frontais já incluídas
  • espaço interno
  • boa refrigeração interna

Pontos contra:

  • a estrutura poderia ser um pouco mais robusta

Nota:

9/10

Solid Tuning


Nossos agradecimentos à Casemall por ter nos fornecido a placa-mãe para os testes.

Pontuação: o que significam as estrelas:

  • de 9 a 10 pontos: 3, 4 ou 5 estrelas de ouro - Aprovado e Recomendado
  • de 7,5 a 8,5 pontos: 3,4,ou 5 estrelas de prata - Aprovado
  • de 6 a 7 pontos: 3,4 ou 5 estrelas de bronze - Pode ser usado com ressalvas
  • menor que 6 pontos - Não recomendado

 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved