GamesBrasil

MaximoPC

Gigabyte GA-8PENXP
Setembro/2003
Placa-mãe Gigabyte 8PENXP

Instalação:

A instalação é super fácil e rápida, não há nenhum jumper que precisa ser alterado, quer dizer, existem alguns que podem ser alterados (de seleção de saída de som e reset da senha da BIOS por exemplo), mas que não influenciam diretamente no funcionamento do micro, todos os ajustes são feitos diretamente na BIOS.

A instalação dos drivers ficou bastante facilitada com o software Xpress Install da Gigabyte. O sistema automaticamente detecta quais drivers são necessários bastando ao usuário selecionar qual deles deseja instalar no momento e pronto, é só esperar alguns instantes e dar boot no sistema ao final do processo. Agora não é mais necessário ficar procurando qual driver falta instalar. O CD que acompanha a placa tem todos os drivers necessários, desde o driver do chipset (Intel Inf) até drivers para USB 2.0.

A instalação do módulo DSP 2 é opcional, mas altamente aconselhável, principalmente no caso de overclock. O slot para instalação lembra os antigos slots ISA, mas de menor tamanho. Basta plugar o módulo no slot como qualquer outra placa de expansão e prendê-lo com um clip próprio.

Para que a função Dual DDR funcione, é preciso que os módulos de memória sejam de mesma capacidade e tipo, e ainda em número par, ou seja, 2, 4 ou 6 módulos podem ser instalados na configuração Dual DDR, se o número de módulos for ímpar, essa função não irá funcionar.
A placa possui dois conjuntos com 3 slots cada (canal A e canal B).
Para facilitar a instalação pelos novatos, a Gigabyte adotou slots coloridos para indicar a posição das memórias no sistema Dual DDR, os módulos devem ser instalados em slots de mesma cor: laranja para o caso de apenas 2 módulos (DIMM1 e DIMM4), e azuis para 4 (DIMM2/DIMM5 e DIMM3/DIMM6).

Mas essa instrução é apenas para facilitar a instalação, nada impede que as memórias sejam instaladas em outros slots, desde que mantenham a ordem, ou seja, DIMM1 com DIMM4, DIMM2 com DIMM5 e DIMM3 com DIMM6.
O usuário também terá que prestar atenção no tipo de módulo de memória que está usando: com chips somente de um lado ou com chips dos dois lados. Memórias com chips de um lado só (single side) podem ser instaladas sem problemas, já as que tem chips dos dois lados (double side) não funcionam em todos os slots. O esquema abaixo mostra quais são as configurações possíveis.

MÓDULOS
DIMM1
DIMM2
DIMM3
DIMM4
DIMM5
DIMM6
2 módulos
DS/SS
-
-
DS/SS
-
-
-
DS/SS
-
-
DS/SS
-
-
-
DS/SS
-
-
DS/SS
4 módulos
DS/SS
DS/SS
-
DS/SS
DS/SS
-
6 módulos
DS/SS
SS
/SS
DS/SS
SS
SS
DS=double side SS=single side

No caso de se usar conexões de som frontais (aquelas que vêm em alguns gabinetes) é necessário retirar dois jumpers (5/6 e 9/10). Esse conjunto de jumpers (F_AUDIO) fica localizado bem próximo às saídas de áudio padrão.

As conexões traseiras seguem o padrão, a única diferença (não é tão diferente assim) é o conector de rede Gigabit que fica acima dos conectores USB junto às saídas de som.


O pacote:

A embalagem da Gigabyte GA-8PENXP impressiona pelo tamanho e peso, o visual também é bem elaborado, com cores vibrantes e reflexivas, tudo para chamar a atenção. As novas embalagens da Gigabyte, pelo menos em placas topo de linha, possuem uma aba com todos os detalhes e informações das características da placa.

 

E o tamanho não é à toa... No pacote vem incluído, além da própria placa-mãe, o módulo DPS, os manuais, um guia rápido de instalação, um CD com todos os drivers necessários para a instalação e com o Norton Security 2003, cabos para floppy e HDs (IDE e Serial ATA), cabos extensores com saídas externas e a moldura do gabinete para as conexões traseiras.

  • uma placa-mãe GA-8PENXP
  • um módulo DPS2
  • CD com drivers e utilitário Norton Security 2003
  • manual da placa-mãe
  • guia de instalação rápida
  • manual da GigaRAID
  • manual da SATA RAID
  • um adaptador para HDs externos GC-SATA
  • um adaptador de força para HDs SATA
  • 3 cabos ATA-133
  • 4 cabos Serial ATA
  • 1 cabo para Floppy 3 1/2
  • saída traseira com 2 portas USB
  • saída traseira com 2 portas IEEE 1394
  • saída traseira de áudio (para surround e S/PDIF)
  • um moldura traseira

Cabos não faltam: são 3 para HDs ATA133, outros 4 para HDs serial ATA e um cabo para drive 3 1/2.

 

Também vem incluído no pacote um adaptador de força para HDs Serial ATA (o conector é diferente em algumas marcas de drives) e um adaptador com duas saídas para HDs Serial ATA externos.

 

O conjunto conta ainda com 3 manuais: um para a placa-mãe, outro para a controladora GigaRAID e outra para SATA RAID. O manual da placa-mãe é bem completo e possui todas as informações necessárias para a instalação dos componentes, configuração dos jumpers e com instruções sobre as opções da BIOS. Os manuais das controladoras RAID (IDE e Serial ATA) também são bastante detalhados e dão dicas das configurações possíveis.

Ao contrário de algums fabricantes, que insistem em não incluir as conexões para saídas extras no intuito de reduzir custos mínimos, a Gigabyte fornece todos os cabos necessários para as conexões USB, Firewire e de áudio.

Assim como a GA-7VAXP, essa placa também vem com o "guia rápido de instalação", sem dúvida um ítem bastante útil pois contém todas as informações para montagem e configuração da placa-mãe, assim como um guia para solução de problemas (no formato de um fluxograma).

 


Índice:


 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved