GamesBrasil

MaximoPC

Gigabyte GA-8PENXP
Setembro/2003
Placa-mãe Gigabyte 8PENXP

BIOS:

Abaixo vemos a tela inicial quando ligamos a máquina (aparece antes do Post), sendo que ela pode ser alterada por outra qualquer através do programa Face-Wizard, ou simplesmente pode deixar de ser mostrada.

A BIOS da Gigabyte GA-8PENXP segue o mesmo padrão das outras placas-mãe da Gigabyte, inclusive com a necessidade de se teclar Crtl+F1 para liberar a seção de ajustes das memórias. A não ser pela opção "Select Language", onde é possível escolher o idioma da BIOS (inglês, francês, alemão, espanho, chinês e japonês), o resto do layout é praticamente o mesmo da GA-7VAXP. As seções que nos interessam são:

  • Advanced Chipset Features: onde são feitos os ajustes de memória;
  • Frequency/Voltage Control: onde são feitos os ajustes de FSB e voltagens das memórias, AGP e CPU;
  • Top Performance: faz ajustes mais "agressivos" para acesso às memórias automaticamente;
  • PC Health Status: onde é possível acompanhar as temperaturas e voltagens do sistema.

 


Advanced Chipset Features:
Como dissemos anteriormente, o acesso a essa opção da BIOS só é possível após teclarmos Ctrl-F1 (também aparecem outras opções na seção "Integrated Peripherals").

É nessa seção que estão as opções de configuração para ajustes das memórias e algumas outras como AGP Aperture Size, Fast Chip Select, além da opção PCI Delay Transaction.


Frequency/Voltage Control:
É nessa seção que estão as opções para ajustes do FSB do processador, da velocidade das memórias e dos barramentos PCI e AGP. Também é nessa parte que estão os ajustes de voltagem para a CPU, memórias e AGP.

Os ajustes para o FSB do processador vão de 100MHz a 355MHz em incrementos de 1MHz (lembre-se que o Pentium 4 trabalha com 4x o FSB).

Ao contrário das placas-mãe para processadores AMD, aqui não é necessário se preocupar com a frequência do bus PCI ou AGP no caso de overclock, pois o ajuste da velocidade de operação desses slots é totalmente independente do FSB.

Os opções de ajustes para a velocidade das memórias são:

  • Automático
  • 1,33 x FSB (DDR266)
  • 1,66 x FSB (DDR333)
  • 2,00 x FSB (DDR400),

Resumindo, se o FSB estiver em 280MHz e essa opção em 1,33, as memórias rodarão a 372MHz (1,33 x 280), e assim por adiante...

Nessa seção é possível também alterarmos as voltagens para o processador (VCore), para as memórias e para a placa de vídeo.
As opções de configuração das voltagens para CPU, memórias e AGP são:

  • configuração do VCore do processador: Normal ou de 0,8375 a 1,6000V em intervalos de 0,0125V;
  • configuração da voltagem das memórias: Normal, +0.1V, +0.2V ou +0.3V (de 2.5V a 2.8V);
  • configuração da voltagem da placa AGP: Normal, +0.1V, +0.2V ou +0.3V (de 1.5V a 1.8V);

     


Top Performance:
De acordo com o pessoal da Gigabyte, essa função otimiza o acesso às memória pelo controlador embutido no NorthBridge para a melhor performance possível, ou seja, ele age diretamente no chipset, e não no timing das memórias. O ganho de performance fica na faixa de 8% a 10%, porém, a estabilidade vai depender bastante da qualidade das memórias, o que nos levar a crer que há sim alguma otimização no timing das memórias para um modo mais agressivo.
Também é possível que essa opção seja na verdade a ativação do famoso PAT (Performance Acceleration Technology), presente oficialmente apenas no chipset i875, mas não há confirmação disso pela Gigabyte, talvez para não criar problemas com a Intel, que não gostou nenhum pouco que outros fabricantes fizessem isso.


PC Health Status:
Nessa seção é onde podemos monitorar a temperatura da placa-mãe e do processador, saber se as voltagens estão OK e verificar a rotação dos ventiladores conectados à placa-mãe. Veja que não é possível saber quais são as voltagens, a BIOS simplesmente informa se elas estão OK ou não.
Também é nessa seção que podemos configurar as opções para proteger o sistema no caso de super aquecimento. São 3 opções:

  • CPU Warning Temperature: se habilitada, faz com que o sistema toque um alarme no caso da temperatura da CPU alcançar determinados valores (de 60°C a 90°C).
  • CPU Fan Fail Warning: se habilitada, faz com que o sistema toque um alarme no caso do ventilador do cooler da CPU parar por algum motivo (ou ficar muito lento).
  • Power Fan Fail Warning: o mesmo que a opção anterior, porém, funciona para o ventilador ligado ao conector PWR_FAN.
  • System Fan Fail Warning: o mesmo que a opção anterior, porém, funciona para o ventilador ligado ao conector SYS_FAN.
  • CPU Smart FAN Control: se habilitada, faz com que o ventilador funcione em rotação reduzida quando a temperatura da CPU estiver abaixo de 40°C e com rotação máxima em temperaturas maiores ou quando desabilitada.


Overclock:

Existem duas maneiras simples de fazer overclock: do modo tradicional, ou seja, alterando a configuração diretamente na BIOS, ou através de softwares específicos.

EasyTune 4:

EasyTune 4

A Gigabyte desenvolveu um software específico para facilitar o overclock. Com ele é possível alterarmos as voltagens (Vcore, DDR e AGP) e o FSB do processador. Com esse software, não há mais a necessidade de entrar na BIOS, ou seja, não é preciso dar boot na máquina, os ajustes são feitos em tempo real. Com ele é possível também monitor a temperatura da CPU, as voltagens do sistema, definir limites de RPM para os ventiladores e limites para a temperatura da CPU e do sistema (veja mais detalhes).

O software tem dois modos de operação: Easy Mode e Advanced Mode.

  • Easy Mode: todos os ajustes são feitos automaticamente pelo software, basta clicar em "Auto Optimie".
  • Advanced Mode: para quem gosta de ter controle sobre todos os ajustes, nessa opção é possível alterar o FSB e as voltagens.

Caso algo dê errado, como alguma instabilidade ou travamento, basta dar boot na máquina que os ajustes voltam ao padrão. Se tudo estiver ok, então basta fazer a gravação que os ajustes vão ser carregados toda a vez que a máquina for ligada.
Overclock simples, fácil e rápido.


Resultados:
Para verificar a capacidade de overclock da GA-8PENXP, usamos as memórias com sua configuração original gravada no chip SPD (2.5/8/4/4) e com velocidade em 1,33 (FSB x 1,33).
Primeiro nós tentamos usar módulos de memórias Samsung DDR400 originais, mas não conseguimos habilitar a opção Top Performance com elas instaladas, mesmo na configuração original, pois a máquina não dava boot. O micro só funcionou com essa opção ativa quando trocamos os módulos Samsung por outros KingMAX DDR400 (cedidos gentilmente pelo pessoal da KingMAX).

O máximo de overclock que conseguimos foi de 272MHz (1088MMHz) para a CPU (362MHZ para as memórias) o que significa que o processador estava rodando a 3,248GHz. Nada mal para uma CPU de R$650.
Como resultados de performance no SiSoft Sandra 2003 e no 3DMark2001 temos:


Estabilidade:
Não apresentou nenhum tipo de instabilidade, seja no Windows 98 SE, no Windows XP com SP1 ou no Redmond Linux, mesmo com o processador rodando a 3,2GHz.
A máquina que montamos passou por um rigoroso processo de testes ("Battlefield 1942") durante mais de uma semana, e mesmo assim nada de mais estranho aconteceu. Também rodamos o 3DMark03 em loop durante algumas horas com o mesmo resultado.
A
Gigabyte GA-8PENXP também não apresentou problemas com as diversas placas que usamos, como: placa de som Soundblaster PCI 128, modem Planet ISDN, controladora SATA da HighPoint, Winmodem Motorola SM56 e Iomega BUZ (captura de vídeo e controladora SCSI).


Índice:


 

 
 
.
 
 
Copyright © 2000-2001 OCBrasil. All rights reserved