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Gigabyte GA-8PENXP
Setembro/2003
Placa-mãe Gigabyte 8PENXP

Configuração usada no teste:

Configuração usada
Processador
Intel Pentium 4 2.4GHz (FSB 800Mhz)
Memória
2x256Mb DDR400 KingMAX
Placa de vídeo
Palit GeForce4 Ti4200
Hard Disk
Samsung 20Gb ATA66 5400RPM
Setup da BIOS
Top Performance
Sistema Operacional
Windows XP SP1
Drivers
nVidia Detonator 43.82

Como dissemos anteriormente, a configuração que usamos para as memórias foi a default do chip SPD (). Isso evita diferenças de configuração no caso de comparações com outras placas e/ou plataformas.

Não fizemos comparação direta com nenhuma outra placa-mãe primeiro porque mudamos completamente nossa plataforma de testes (de Windows 98 para Windows XP), segundo porque esse é nosso primeiro teste com uma placa-mãe para Pentium 4 e por último porque não tínhamos, até o momento da realização desses testes, uma outra placa-mãe, seja para Pentium 4 ou para AMD, com as mesmas características (Dual DDR no mínimo).
Acho que não justifica comparar a performance de um Pentium 4 com tecnologia Hyper-threading e memórias Dual DDR com um AthlonXP 1800+ em uma placa-mãe com chipset VIA KT400. Quem quiser fazer comparações, basta dar uma olhada em nosso teste com a Gigabyte GA-7VXP.

Hyper-threading:
O benefício da tecnologia Hyper só pode ser sentido em programas adaptados para usarem essa tecnologia, e geralmente eles são apenas programas utilitários. A diferença de performance pode ser vista nos resultados do teste usando o software Cinebench 2003, que mostra o tempo gasto com a renderização usando os dois modos (com 1 ou "2" processadores).

Dual DDR:
Já o benefício que a trecnologia Dual DDR trás é percebida em qualquer tipo de aplicação, desde jogos até editores de texto, como podemos perceber pela diferença de performance demonstrada nos gráficos abaixo (SiSoft Sandra e 3DMark2001):


SiSoft Sandra MAX 2003:

SiSoft Sandra

Memory Benchmark:

CPU Benchmark:

Multimidia Benchmark:


PCMark2002:

MadOnion PCMark2002

 


POVRay v3.5:

Persistence of Vision Raytracer

POV-Ray v3.5 (ou Persistence of Vision - Raytrace) é um programa de renderização 3D que é bastante divulgado por ser totalmente free e estar disponível para diversas plataformas. Como qualquer programa dessa natureza, ele faz bastante uso de cálculos matemáticos mas não exige tanto da memória. O teste consiste em renderizar uma cena pre-definida (benchmark.pov). Quanto menor o valor, melhor.


Maxon CineBench 2003:

maxon CineBench 2000

Essa é a nova versão do software Cinema 4d da Maxon de renderização profissional, que foi elaborado especificamente para testes de performance, principalmente rotinas matemáticas (raytrace) e OpenGL (shading C4D e shading OGL, que usam bastante a memória) e usando 1 e dois processadores.

Obs.:
Quanto maior o valor, melhor.
Shading C4D: cálculos 2D e 3D usando apenas software.
Shading OGL: cálculos 2D e 3D feitos pela placa gráfica.

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