Setembro/2003
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Placa-mãe
Gigabyte 8PENXP
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Configuração
usada no teste:
Configuração
usada
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Processador
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Intel
Pentium 4 2.4GHz (FSB 800Mhz) |
Memória
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2x256Mb DDR400 KingMAX |
Placa
de vídeo
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Palit
GeForce4 Ti4200 |
Hard
Disk
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Samsung
20Gb ATA66 5400RPM |
Setup
da BIOS
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Top
Performance |
Sistema
Operacional
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Windows
XP SP1 |
Drivers
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nVidia
Detonator 43.82 |
Como dissemos
anteriormente, a configuração que usamos para
as memórias foi a default do chip SPD (). Isso evita
diferenças de configuração no caso de
comparações com outras placas e/ou plataformas.
Não
fizemos comparação direta com nenhuma outra
placa-mãe primeiro porque mudamos completamente nossa
plataforma de testes (de Windows 98 para Windows XP), segundo
porque esse é nosso primeiro teste com uma placa-mãe
para Pentium 4 e por último porque não tínhamos,
até o momento da realização desses testes,
uma outra placa-mãe, seja para Pentium 4 ou para AMD,
com as mesmas características (Dual DDR no mínimo).
Acho que não justifica comparar a performance de um
Pentium 4 com tecnologia Hyper-threading e memórias
Dual DDR com um AthlonXP 1800+ em uma placa-mãe com
chipset VIA KT400. Quem quiser fazer comparações,
basta dar uma olhada em nosso teste com a Gigabyte
GA-7VXP.
Hyper-threading:
O benefício da tecnologia Hyper só pode ser
sentido em programas adaptados para usarem essa tecnologia,
e geralmente eles são apenas programas utilitários.
A diferença de performance pode ser vista nos resultados
do teste usando o software Cinebench
2003, que mostra o tempo gasto com a renderização
usando os dois modos (com 1 ou "2" processadores).
Dual
DDR:
Já o benefício que a trecnologia Dual DDR trás
é percebida em qualquer tipo de aplicação,
desde jogos até editores de texto, como podemos perceber
pela diferença de performance demonstrada nos gráficos
abaixo (SiSoft Sandra e 3DMark2001):
SiSoft
Sandra MAX 2003:
Memory
Benchmark:
CPU
Benchmark:
Multimidia
Benchmark:
PCMark2002:
POVRay
v3.5:
POV-Ray
v3.5 (ou Persistence of Vision - Raytrace) é um programa
de renderização 3D que é bastante divulgado
por ser totalmente free e estar disponível para diversas
plataformas. Como qualquer programa dessa natureza, ele faz
bastante uso de cálculos matemáticos mas não
exige tanto da memória. O teste consiste em renderizar
uma cena pre-definida (benchmark.pov).
Quanto menor o valor, melhor.
Maxon
CineBench 2003:
Essa
é a nova versão do software Cinema 4d da Maxon
de renderização profissional, que foi elaborado
especificamente para testes de performance, principalmente
rotinas matemáticas (raytrace) e OpenGL (shading C4D
e shading OGL, que usam bastante a memória) e usando
1 e dois processadores.
Obs.:
Quanto maior o valor, melhor.
Shading C4D: cálculos 2D e 3D usando apenas
software.
Shading OGL: cálculos 2D e 3D feitos pela placa
gráfica.
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